- Eraldo Gonçalves de Carvalho
- janeiro 10, 2021
Como elaborar e contratar um serviço de manutenção de forma segura?
Existem várias maneiras para se fazer uma cotação comercial, onde muitas empresas já tem as suas regras próprias no momento de selecionar e contratar um prestador de serviço de manutenção.
A proposta aqui não é sugerir o menor preço, não que isso não possa ocorrer, mas favoreceremos a indicação do prestador de serviço de manutenção mais seguro para a sua empresa, e principalmente que seja de forma rápida, operacional e com qualidade, com custos reais e administráveis.
A escolha de um prestador de serviços de manutenção podem ser via:
⦁ Indicação de colegas
⦁ Site de busca
⦁ Banco de dados
⦁ Marketing direto
⦁ Outros.
15 dicas de ouro antes da contratação
⦁ Elabore um memorial descritivo sobre o serviço que deseja realizar, que seja rico de informações, empregando um vocabulário claro e objetivo, para que as empresas participantes tenham a mesma leitura, de interpretação e entendimento.
⦁ Utilize um memorial descritivo para o serviço de manutenção que deseja realizar, com as mesmas referências encaminhadas para todos os participantes.
⦁ Uma visita in loco por parte do prestador que está elaborando o seu orçamento, sempre é muito bem-vinda e segura, principalmente dependendo da complexidade do serviço a ser realizado, pode ser que você tenha se esquecido de acrescentar no seu pedido, assim como no seu memorial uma informação ou mesmo um dado importante, que poderá ser a grande diferença no sucesso no momento de fechar a sua cotação.
⦁ Para os casos mais simples, uma imagem ou um histórico fotográfico pode ajudar muito no momento da elaboração do seu orçamento.
⦁ Estabeleça sempre os prazos no seu orçamento, tanto de início e termino do serviço que será realizado, assim como no pagamento do que foi negociado e contratado.
⦁ Tenha pelo menos três cotações em mãos para analisar.
⦁ Consulte o CNPJ de cada prestador antes de selecionar para cotação.
⦁ Solicite e consulte as referências comerciais dos participantes.
⦁ Certifique-se que o prestador tenha um engenheiro responsável pelo serviço que será realizado.
⦁ Exija sempre que o serviço seja realizado com materiais de qualidade.
⦁ Antes de fechar o seu pedido com a empresa ganhadora da cotação, solicite um contrato para que seja assinado por ambas as empresas.
⦁ No contrato, certifique-se que conste tudo o que realmente foi negociado, ficando atento para os prazos de realização do que foi negociado e contratado, como prazos e formas de pagamento.
⦁ Fique atento quando o serviço necessitar dos documentos legais dos funcionários que irão realizar o serviço, tais como o PCMSO e PPRA, entre outros.
⦁ Acompanhe pessoalmente a realização da manutenção, observando se os trabalhadores estão utilizando os EPIs corretamente, além de certificar a evolução do serviço realizado, fazendo sempre o papel fiscalizador.
⦁ Sagradamente exija sempre a nota fiscal.
Os 7 erros fatais
⦁ Serviços realizados sem um contrato assinado.
⦁ Serviços contratados sem um engenheiro responsável.
⦁ Serviços realizados sem a nota fiscal.
⦁ Não acompanhar a realização dos serviços contratados.
⦁ Não aceite reserva técnica ou propina de qualquer natureza, quem aceita este tipo de situação fica refém do prestador.
⦁ Não selecione o prestador simplesmente pelo critério da amizade.
⦁ Não se iluda com o serviço mais barato.
Que este artigo possa iluminar as suas decisões antes de fechar um contrato de manutenção, de forma operacional e principalmente com segurança.
Inscreva-se em nossa newsletter!
Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo exclusivo.
Eraldo Gonçalves de Carvalho
Gestor em Serviços de Saúde