Os equipamentos de refrigeração, assim como outros aparelhos de uma empresa, precisam passar por manutenções periódicas para garantir o seu bom funcionamento.
Caso contrário, a sua performance pode ser reduzida e isso pode gerar graves consequências à organização, como a degradação de alimentos e novos gastos com manutenções corretivas que poderiam ser evitadas.
A redução da vida útil dos equipamentos é outro impacto negativo decorrente da falta e manutenção preventiva, uma vez que o desgaste gradativo dos componentes fazem com que a sua vida útil seja cada vez menor.
Continue a leitura para entender melhor sobre como a vida útil dos equipamentos de refrigeração pode diminuir em até 70% sem manutenções periódicas.
O que é vida útil de um equipamento?
A vida útil de um equipamento é determinada pelo tempo que um produto pode ser utilizado sem perder suas características essenciais. Muitas vezes, esse tempo é estimado pela empresa fabricante, mas pode sofrer alterações por conta de alguns fatores, como:
- Mau uso do aparelho;
- Ambiente umido;
- Falta de manutenções periódicas.
Porém, para contar com o máximo de aproveitamento da vida útil de um equipamento, é necessário que a qualidade da matéria-prima dos componentes esteja em perfeito estado, bem como o processo de produção e exposição às condições naturais recomendadas para o aparelho.
O único modo de você garantir que o equipamento irá chegar às suas mãos já sob essas circunstâncias, é fazer uma vasta pesquisa a respeito das diversas opções que o mercado oferece e escolher o fornecedor que lhe proporciona mais confiança.
Assim, é possível certificar-se de que a vida útil do seu equipamento atinja o máximo de sua capacidade, desde que você cumpra todos os requisitos para que isso aconteça.
Qual é a vida útil normal de um equipamento de refrigeração?
A expectativa de vida útil de um equipamento de refrigeração pode chegar a 30 anos, considerando que haverá interferência de diversos fatores externos incontroláveis, como questões ambientais.
Contudo, a média da maioria dos aparelhos gira em torno de 20 anos. O motivo disso pode estar relacionado com aspectos que muitas vezes são imperceptíveis para a maioria das pessoas, como por exemplo:
- Muitas horas em funcionamento por dia;
- Proximidade com contaminantes corrosivos;
- Questões ambientais, como a maresia nas regiões litorâneas;
- Quantidade de compostos voláteis (COV) introduzidos no ar interno por ambientadores.
Além disso, o comportamento do usuário durante o uso do equipamento influencia diretamente na sua longevidade. Um exemplo é aqueles clientes que abrem a porta das unidades de refrigeração com uma frequência exagerada e sem necessidade, o que acaba ocasionando problemas recorrentes com o termostato.
Como aumentar a vida útil dos seus equipamentos de refrigeração?
Caso você não pretenda obter custos com novos refrigeradores de tempos em tempos, é interessante adotar alguns hábitos que irão auxiliar no aumento da vida útil desses equipamentos.
Confira abaixo algumas boas práticas para alcançar esse objetivo:
Evite que o refrigerador tenha proximidade com fontes de calor:
Como foi mencionado anteriormente, o equipamento de refrigeração deve manter distância das fontes de calor, como o fogão, forno, microondas e até mesmo o sol.
O motivo disso está no fato do aparelho superaquecer quando está em contato com o calor externo e isso força o seu motor a trabalhar mais para conservar a temperatura interna. Assim, com o aumento do gasto de energia, a vida útil do refrigerador é reduzida consideravelmente.
Mantenha as portas dos refrigeradores fechadas:
Ao usar o aparelho, lembre-se de sempre fechar as portas quando não estiver utilizando. Esse simples detalhe pode evitar que o equipamento perca até 7% do ar, preservando a temperatura e a qualidade de sua refrigeração.
Limpe o seu refrigerador:
Pode parecer que não há relação entre a limpeza e a vida útil do aparelho. Porém, todos os fatores que envolvem um refrigerador estão interligados. A sujeira acumulada pode acabar interrompendo a atividade de um dos componentes, além de comprometer os alimentos armazenados no equipamento.
Manter o refrigerador limpo, portanto, garante a preservação dos alimentos e evita que aconteçam contaminações na cadeia do frio.
Verifique a vedação do equipamento:
As portas dos refrigeradores contém borrachas de vedação, que são responsáveis por impedir que o ar escape de dentro dela ou que o ar quente do ambiente acabe entrando e interferindo na refrigeração.
Por isso, é fundamental verificar constantemente o estado de conservação desses componentes, uma vez que o acúmulo de sujeiras e o seu ressecamento podem prejudicar a vedação.
Observe o posicionamento e a temperatura dos alimentos:
O posicionamento dos alimentos dentro do refrigerador, impacta diretamente na sua preservação, já que dependendo da sua posição, podem acabar obstruindo as saídas por onde o ar resfriado do congelador circula.
Caso o ar não circule de maneira adequada, a eficácia do congelador pode ser comprometida. A consequência disso está no aumento do consumo de energia e na conservação dos alimentos, que é prejudicada.
Os alimentos também não podem ser colocados no equipamento quando estão com temperaturas elevadas, pois isso também exige ainda mais trabalho do motor. O ideal é esperar a comida esfriar, para ser posicionada no local adequado do refrigerador.
Temperatura adequada para armazenar cada produto:
- Sorvetes de massa vendidos em bolas (casquinhas): entre -14°C e -15°C devido ao manuseio
- Sorvete de pote: entre -18°C e -20°C
- Picolé: entre -20°C e -22°C
- Açaí no pote: entre -18°C e -20°C
- Açaí para manuseio: entre -14°C e -15°C
- Comida congelada no geral: entre -18°C e -20°C
Não utilize o equipamento de refrigeração como secadora:
Pode parecer uma orientação curiosa, mas muitas pessoas utilizam seus refrigeradores para secar tecidos e outros materiais na parte de trás do equipamento.
No entanto, o que muitos não sabem é que essa grade traseira é um condensador.
Isto é, ele esquenta quando o compensador é acionado para fornecer frio ao congelador, sendo responsável pela troca de calor com o ambiente e por isso, não pode ser bloqueado.
Mantenha o termostato ajustado corretamente:
Termostato é o sensor que detecta as variações de temperatura de um equipamento e deve ser ajustado de acordo com as épocas do ano. Por exemplo, no inverno você não precisa deixá-lo no frio máximo.
O nível intermediário provavelmente dará conta do recado, uma vez que a temperatura ambiente não está tão elevada e o refrigerador é aberto com menos frequência.
Não deixe de seguir as orientações do fabricante:
Muitas pessoas acabam negligenciando o manual de instruções e consequentemente, negligenciam as orientações do fabricante.
Contudo, elas são essenciais para obter o melhor aproveitamento do aparelho, uma vez que cada equipamento foi fabricado de um jeito e por isso, possuem boas práticas que somente o fornecedor desse produto pode fornecer.
Realizar manutenção preventiva nos equipamentos:
As manutenções preventivas, como o próprio nome já diz, previnem que surjam possíveis falhas nos aparelhos e garantem o seu bom funcionamento.
Por isso, são essenciais para a longevidade dos refrigeradores, já que atuam diretamente nos possíveis problemas que podem surgir, antes mesmo que os sinais sejam expostos. Isso faz com que o equipamento não seja sobrecarregado e consequentemente, danificado.
Abaixo destacamos os principais motivos de realizar a manutenção preventiva em refrigeradores e listamos os benefícios da periodicidade dessa ação.
Por que devo fazer manutenção preventiva nos equipamentos de refrigeração?
Qualquer aparelho corporativo exige a realização de manutenções preventivas, uma vez que o seu funcionamento é primordial para a continuidade de determinadas atividades da organização.
Por exemplo, um escritório de advocacia depende de computadores para realizar a maioria das demandas e por isso, qualquer falha nos dispositivos pode atrasar algumas entregas e prejudicar a empresa financeiramente.
No caso dos equipamentos de refrigeração, empresas que possuem esses aparelhos dependem deles para conservar os alimentos. Falhas nos refrigeradores representam a perda de insumos e materiais que seriam vendidos para trazer retorno financeiro para a companhia. Ou seja, eles interferem diretamente na lucratividade da organização.
A manutenção preventiva, portanto, irá agir na prevenção de possíveis imperfeições que o equipamento apresente ao longo da sua usabilidade.
Durante o seu funcionamento, é natural que ocorra o aumento da espessura do gelo que é formado nas paredes internas dos aparelhos. Desse modo, o acúmulo dessas partículas pode reduzir a eficiência do refrigerador, já que o gelo é isolante.
Assim como essa questão pode ser praticamente imperceptível e ainda assim impactar o tempo de vida útil dos equipamentos, outros aspectos que não são explícitos também podem ser decisivos na sua longevidade.
Por esse motivo, a falta de manutenções frequentes em equipamentos de refrigeração, pode reduzir a sua vida útil em até 70%.
Os profissionais que realizam manutenções preventivas irão analisar cada detalhe para verificar e garantir que não há componentes com defeito, obstruções nas passagens de ar ou qualquer sinal que indique possíveis imperfeições.
Isso sem contar que as manutenções corretivas, que são realizadas assim que a falha ocorre, podem gerar um custo 10 vezes mais alto do que as preventivas.
Além da despesa da própria manutenção, também há o tempo de inatividade dos equipamentos, o que pode tornar os alimentos impróprios para o consumo, uma vez que eles acabam estragando.
Benefícios da manutenção preventiva nos equipamentos de refrigeração
Possui melhor custo benefício
A falta de previsibilidade dos custos sem as manutenções periódicas pode resultar em custos que a empresa não está preparada para suportar. Não há como prever se uma simples falha em um aparelho irá exigir a compra de novas peças, por exemplo.
Colocando tudo na ponta do lápis, o melhor custo benefício sempre será aquele que é possível prever e planejar.
Costuma ser mais ágil
É comum que os serviços em manutenções preventivas sejam mais rápidos, uma vez que os reparos são menores e menos complexos do que quando é necessário realizar uma manutenção corretiva.
Isso porque, quando um aparelho apresenta falhas ou seu funcionamento é interrompido, significa que provavelmente há inúmeros defeitos que não foram analisados e resolvidos anteriormente.
A manutenção, no caso das preventivas, também possui a necessidade de ser mais ágil, já que a operação não pode prejudicar o estabelecimento ou gerar perda de mercadorias.
Trata-se de uma maneira mais inteligente de lidar com as manutenções do seu negócio
É importante ter em mente que as manutenções irão ocorrer de qualquer forma, sendo planejadas ou não.
A vantagem da manutenção preventiva é obter mais controle sobre quando será realizada, uma vez que quando o problema não é prevenido, pode surgir nos momentos mais inesperados.
Caso você queira tornar as manutenções dos seus equipamentos mais inteligentes e prevenir problemas relacionados a falhas na operação dos refrigeradores, você precisa conhecer a Keepee, uma empresa especializada em facilities 4.0.
A Keepee conta com um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de estar disponível para te atender em todo o território nacional.
A partir da nossa vasta experiência com manutenções, foi possível criar uma lista do período ideal para agir de maneira preventiva nos principais equipamentos corporativos.
Com isso, produzimos uma planilha editável com essas informações e a possibilidade de selecionar a melhor data para realizar as manutenções dos seus aparelhos com mais controle e inteligência. Clique aqui e tenha acesso ao material completo.
Agende uma reunião conosco para entender melhor como podemos te auxiliar a evitar que os equipamentos de refrigeração da sua empresa tenham a sua vida útil reduzida.