O ar condicionado é um equipamento essencial para manter um ambiente agradável para os colaboradores. Afinal, trabalhar sentindo-se desconfortável com o clima, principalmente em cidades mais quentes, certamente não contribui para a produtividade.
Os ambientes corporativos contam com um grande número de pessoas, que passam pelo menos 8 horas por dia em um mesmo local. Isso significa que durante boa parte do seu tempo, elas estão no trabalho. Nada mais do que justo, que a empresa contratante proporcione conforto aos seus funcionários.
Adotar um sistema de refrigeração pode influenciar, inclusive, na saúde dos trabalhadores. Um espaço fechado com muitas pessoas respirando o mesmo ar sem circulação, oferece inúmeros riscos à saúde.
Esse assunto é tão sério, que está previsto em lei que todos os ambientes fechados de uso coletivo, necessitam de um sistema seguro de renovação de ar.
No entanto, ao utilizar o ar condicionado como alternativa para garantir mais qualidade de vida aos colaboradores, é preciso assegurar o bom funcionamento do aparelho através de revisões periódicas.
As revisões periódicas irão garantir que o ar condicionado esteja sempre limpo, evitando a proliferação de bactérias, odores desagradáveis, entre inúmeros outros benefícios.
Continue a leitura e entenda a importância de realizar manutenções preventivas nos ar condicionados do seu escritório corporativo.
Riscos de não realizar a manutenção preventiva em ar condicionados
Além da proliferação de bactérias e odores desagradáveis, a falta de manutenções preventivas as nos ar condicionados pode causar desgaste das peças. Isso porque, o aparelho sofre uma sobrecarga ao precisar operar mesmo com os defeitos que ainda não se manifestaram.
Antes do seu funcionamento ser interrompido, o equipamento continua atuando normalmente, mesmo caso os um dos seus componentes apresentem falhas.
A função da manutenção preventiva é detectar essas imperfeições antes que elas causem ainda mais danos às peças, o que também evita que ocorra imprevistos em razão da sua interrupção repentina.
Caso as inspeções não sejam realizadas com a frequência certa, os aparelhos enfrentam uma queda no desempenho de suas atividades, justamente por estarem sobrecarregados. Isso também influencia no aumento da conta de luz, já que o ar condicionado precisa utilizar muito mais energia para exercer a sua função.
É possível que a saúde dos colaboradores também seja afetada por conta da proliferação de bactérias e outros microorganismos, que ocorre quando o filtro do ar está sujo. A limpeza realizada pela manutenção, é responsável por eliminar a poeira e outros resíduos imperceptíveis a olho nu, o que automaticamente melhora a qualidade do ar.
A falta de revisões periódicas nos ar condicionados, naturalmente gera a necessidade de realizar manutenções corretivas, que uma hora ou outra precisa ser realizada por conta da necessidade do aparelho.
Todos os equipamentos, principalmente os corporativos — já que são utilizados constantemente — precisam de manutenção para continuar funcionando. Colocando todos os custos de uma manutenção corretiva no papel, ela acaba custando mais caro.
É preciso considerar que as peças geralmente precisam ser substituídas, já que acabam sendo danificadas, isso quando não é necessário comprar um novo equipamento por conta dos danos que o antigo sofreu.
Por isso, é comum que uma manutenção corretiva chegue a custar 10 vezes mais do que a preventiva, sem contar com as horas de trabalho que são interrompidas para a manutenção de emergência ser realizada.
Quando é necessário fazer as manutenções?
A necessidade de manutenção preventiva em ar condicionados depende da frequência de uso dele, sendo que em ambientes corporativos o aconselhável é realizar revisões semanais levando em consideração o seu uso intenso.
Trocar determinados itens com frequência, como os filtros e a serpentina — que precisam ser substituídos a cada 6 meses, é outra boa prática para garantir a sua eficiência.
Benefícios de realizar manutenções preventivas nos ar condicionados
Melhora a qualidade do ar
Quando o ar condicionado não passa por inspeções periódicas, o seu filtro permanece sujo e empoeirado, o que prejudica a qualidade do ar e contribui para a proliferação de microorganismos no ambiente.
Isso pode contribuir para o agravamento de doenças como rinite, asma, sinusite e bronquite e os colaboradores que tiverem contato com esse ar, provavelmente irão precisar permanecer afastados do trabalho por conta de problemas respiratórios e assim, irão perder alguns dias de produtividade.
Para realmente evitar esse problema, é necessário limpar o aparelho como um todo e não apenas o filtro, incluindo elementos que muitas vezes passam despercebidos, como: o tabuleiro, as serpentinas, o revestimento e o esgoto.
Por essa razão, é indispensável contar com uma equipe especializada e experiente para realizar essa atividade.
Longevidade do equipamento
Outra consequência de não realizar as manutenções preventivas, é que existe uma grande possibilidade de acontecer um desgaste das peças caso o ar condicionado seja utilizado quando não está em seu pleno funcionamento.
Como empresário, é sua responsabilidade garantir a longevidade dos aparelhos que você investe no seu negócio, caso você queira evitar gastos desnecessários ao setor financeiro. Um equipamento que não é bem cuidado e tem a sua vida útil finalizada antes do período estipulado pela empresa fabricante, representa um prejuízo para uma organização.
Economia do gasto de energia
Não tem como fugir do fato de que sim, o ar condicionado vai gastar energia, principalmente em uma empresa corporativa onde ele ficará ligado por pelo menos 8 horas por dia. Mas é certo que se o aparelho não passar por revisões periódicas, o gasto de energia será maior.
O motivo está na sobrecarga que ele sofre, pois precisa trabalhar ainda mais para compensar a falha dos componentes que não foram consertados ou substituídos. Esse esforço adicional que o equipamento precisa fazer, gasta mais energia do que o normal e a conta consequentemente, vem mais cara.
Segurança e previsibilidade
Para obter segurança dentro do seu negócio, é necessário contar com a previsibilidade de manutenção dos equipamentos. Afinal, lidar com imprevistos durante o horário comercial acaba prejudicando o relacionamento com o cliente, seja pela necessidade de cancelar uma reunião de última hora ou pela interrupção das atividades, o que gera atraso nas entregas.
Contar com a segurança de que os ar condicionados não irão precisar de uma manutenção de emergência quando menos espera-se, é garantir que os funcionários irão permanecer produzindo em um ambiente confortável e livre de interferências.
Além disso, o lado financeiro também é beneficiado, uma vez que a manutenção é planejada. Assim, os gastos são previsíveis conforme a necessidade do aparelho, ao contrário das manutenções corretivas, que acontecem inesperadamente e muitas vezes em um momento que o financeiro não preparou-se para isso.
Como funciona a manutenção do ar condicionado corporativo?
Conheça todas as etapas da manutenção em ar condicionados:
Limpeza completa das peças e filtros
Como mencionado anteriormente, a limpeza é fundamental para manter a qualidade do ar e o bom funcionamento do equipamento. Todas as peças precisam ser devidamente higienizadas para garantir a efetividade da manutenção.
No entanto, é preciso que a limpeza seja realizada com cuidado para não haver corrosão das peças ou qualquer outro problema.
Recomendamos que a higienização seja feita apenas com água e sabão neutro ou produtos confeccionados especificamente para essa finalidade. É necessário também que o processo de desinfecção do ar condicionado seja realizado de acordo com a regulamentação da vigilância sanitária.
Por essas razões, o ideal é que a limpeza do equipamento seja executada por profissionais qualificados na área, os quais possuem experiência para realizar todas as etapas com eficiência.
Verificação das condições de funcionamento do ar condicionado
Depois da limpeza, a próxima etapa é a verificação do funcionamento de todos os componentes do aparelho. Por vezes, é necessário até mesmo desmontar as peças para avaliar o seu estado de conservação com mais precisão.
Em alguns casos, é possível que um elemento esteja aparentemente em bom estado, mas ao desmontá-lo, é possível verificar corrosões que mesmo que pequenas, podem afetar negativamente o ar condicionado.
Por isso, é necessário analisar detalhadamente cada componente, de maneira individualizada e posteriormente, os profissionais realizam um teste de operação do equipamento.
Execução de todos os reparos e consertos necessários
Depois da limpeza, verificação de todas as peças e teste do aparelho, é executado todos os reparos das falhas encontradas, os quais são fundamentais para aumentar a vida útil do ar condicionado e garantir a qualidade do ar.
A Keepee é uma empresa especializada em manutenções preventivas e conta com uma equipe com vasta experiência com ambientes corporativos. Agende uma reunião conosco e saiba mais sobre como podemos te auxiliar na manutenção preventiva dos ar condicionados da sua empresa.