- Danielle Itia Bergel
- setembro 14, 2020
Facilities e a Economia Circular
Você já parou para pensar sobre o seu consumo? E da empresa onde você trabalha?
Em uma economia linear de consumo (que muitos de nós vivemos) há a necessidade crescente por mais materiais e mais recursos naturais para a produção das mercadorias e, como consequência, há uma maior geração de resíduos.
Mas afinal, o que é a Economia Circular?
A Economia Circular busca um crescimento econômico desconectado da exploração de recursos naturais, definindo novos ciclos de materiais e novos modelos de negócio, baseados na pirâmide de valor. Esse conceito facilita a compreensão do que vem a ser o pensamento circular.
- Preservar e aumentar o capital natural, controlando estoques finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis;
- Otimizar o rendimento de recursos, circulando produtos, componentes e materiais no mais alto nível de utilidade o tempo todo, tanto no ciclo técnico quanto no biológico;
- Incentivar a eficácia do sistema, mostrando os potenciais pontos negativos
gerados e excluindo-as dos projetos.
” A Economia Circular não chega para solucionar os problemas da Economia Linear, ela muda o sistema e evita o problema. A nova economia provoca uma redefinição de valores e atitudes, reavalia o processo produtivo e redesenha produtos e serviços.”
(Ellen MacArthur Foundation, 2013)
E o que Facilities tem a ver com Economia Circular?
Além das possibilidades de inclusão dos conceitos da Economia Circular nas atividades dos profissionais e da empresa com a sustentabilidade, como reciclagem de resíduos alimentares e de escritório, implementação de atitudes verdes como plástico zero, redução do uso de papel, utilização de papel reciclado, utilização de água de reuso para limpeza de áreas e jardinagem, retrofit de lâmpadas e equipamentos obsoletos, também podemos utilizar os conceitos das Economia Circular na contratação de produtos e serviços, onde deixamos de ser consumidores para nos tornamos usuários.
Com a locação de equipamentos, ferramentas e periféricos, deixamos de adquirir um produto que precisará ser substituído ao se tornar obsoleto, exigindo a descapitalização da empresa, dispender de um custo alto imediato, além de precisar contratar ou prever manutenção destes itens.
Alguns tipos de serviços que favorecem à Economia Circular são locação de: bebedouros, frotas veiculares, impressoras, equipamentos de refrigeração e limpeza, ferramentas de manutenção e até mesmo de computadores e telefones.
Dessa forma você pode provisionar o pagamento pelo tempo do contrato, contar com assistência e manutenção diretamente com o contratado, que ainda vai providenciar a desmobilização dos produtos quando não estiverem mais em uso.
Hoje existem diversos processos de remanufatura, reuso, redistribuição, reciclagem que são realizados por estas empresas, permitindo que o produto tenha vida útil mais longa e seja mais bem reaproveitado, além da reciclagem no fim do uso.
Ou seja, a Economia Circular é muito útil para nosso planeta!
Quer saber mais? Assista este vídeo e visite o site da Fundação Ellen MacArthur – fundação que tem a missão de acelerar a transição rumo a uma economia circular. Ela trabalha com empresas, governos e academias construindo uma economia restaurativa e regenerativa desde o princípio.
Inscreva-se em nossa newsletter!
Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo exclusivo.
Danielle Itia Bergel
Coordenadora Administrativa