A gestão de facilities é um campo interdisciplinar, sendo essencialmente uma área que presta serviços terceirizados com o objetivo de otimizar e simplificar o dia a dia das organizações.
Sua principal vantagem é permitir que os empresários possam focar no core business de suas empresas, sem a necessidade de administrar atividades que podem ser realizadas por profissionais especializados com mais qualidade e melhor performance.
Empresas que prestam serviços de facilities tendem a contar com um time multidisciplinar e altamente capacitado para executar tarefas que não fazem parte do especialidade da corporação, mas são fundamentais para garantir o seu bom funcionamento.
De acordo com o relatório Facility Management Market – Growth, Trends, COVID-19 Impact and Forecasts (2022 – 2027), o setor de facilities deve crescer 4,66% anualmente, alcançando um mercado que pode chegar US$ 1.505.26 bilhões em 2027 no âmbito mundial.
Neste artigo, vamos explorar os principais desafios e tendências do facilities.
Os principais desafios da gestão de facilities
Embora essa área enfrente diversos desafios, eles devem ser superados através das abordagens certas, sem oferecer riscos aos clientes.
Confira os seus principais desafios:
Antecipar e solucionar problemas:
Cada segmento de mercado possui uma especificação diferente, o qual conta com necessidades e desafios particulares.
Neste contexto, a empresa de facilities deve obter um vasto conhecimento e experiência no segmento que está atendendo.
Isso irá permitir que os técnicos não se deparem com surpresas que não saibam como resolver. Inclusive, o ideal é que eles tenham repertório para conseguir antecipar-se a esses problemas.
No entanto, somente é possível obter esse nível de qualidade no serviço, caso a equipe detenha um profundo entendimento das instalações, do dia a dia e clientes da corporação.
Construir e manter uma infraestrutura confiável:
Garantir que todos os sistemas elétricos, hidráulicos e até segurança e vigilância estejam funcionando de maneira eficiente, também requer um alto conhecimento não só no segmento do cliente, como também nas técnicas avançadas do facilities.
Isso envolve realizar a manutenção de maneira completa e atenta, inspecionar minuciosamente os equipamentos e assegurar que todas as tarefas necessárias sejam feitas em tempo hábil.
Realizar as atividades no tempo que o cliente precisa:
Muitos setores possuem um dia a dia corrido e não podem ter as suas atividades paralisadas em razão da falta de funcionamento de um aparelho, por exemplo.
É nesse cenário que os serviços de facilities são tão importantes, sendo necessário contar com uma empresa que possui o preparo para agir rapidamente com manutenções de emergência.
Mesmo no caso de manutenções preventivas, é preciso ter um bom planejamento para que as atividades sejam realizadas com agilidade e no momento mais propício para a organização contratante.
Trabalhar com diversas partes interessadas:
Os gestores de facilities normalmente precisam lidar com diversas pessoas durante o seu trabalho, sejam fornecedores, funcionários ou até agências governamentais.
Isso requer habilidades de comunicação e negociação para assegurar que todas as necessidades sejam atendidas e o mais importante: que a instalação esteja funcionando com excelência.
Principais tendências para os próximos anos
Com o crescimento acelerado da tecnologia no mundo, há cada vez mais a necessidade do facilities aderir a novas tecnologias, principalmente a automação dos processos e agilidade nos serviços.
Quando falamos de automação, muitas pessoas imediatamente pensam na substituição de trabalhadores, mas não é sobre isso que se refere.
Por exemplo, aqui na Keepee, utilizamos um sistema interno que possibilita a abertura e acompanhamento de chamados, permitindo que o cliente Keepee realize o upload de um vídeo que evidencie a falha a ser solucionada.
Através desse recurso, é possível otimizar o serviço e facilitar a busca por informações, uma vez que tudo que você precisa saber está centralizado em uma única ferramenta.
Além disso, disponibilizamos gráficos e relatórios para que você possa acompanhar a performance da equipe e visualizar o status dos seus chamados, além de permitir o fornecimento de feedbacks constantes.
Nós da Keepee, acreditamos que o futuro da gestão de facilities está em oferecer mais facilidade para as empresas que confiam nos nossos serviços e estamos sempre empenhados em superar as suas expectativas.
Entre em contato conosco caso a sua empresa queira contar com um parceiro que une facilidade, inovação e qualidade nos serviços.