- Eraldo Gonçalves de Carvalho
- novembro 26, 2020
Você está tendo gastos ou soluções com seu contrato de manutenção?
A crise financeira decorrente nos últimos tempos, fez muitas empresas repensarem sobre a forma de administrar os seus custos internos, onde as consequências são quase sempre as mesmas:
· Demissão e remanejamento de funcionários;
· Redução nos benefícios dos funcionários ativos;
· Cortes internos dos mais diversos e variados;
· Renegociação com os fornecedores;
· Fechamento de unidades;
· Renegociação com bancos;
· Ajustes nos valores cobrados pelos serviços oferecidos ao cliente;
· Almoxarifes desesperados com as prateleiras pela metade;
· Clientes cada vez mais exigentes.
Entre outras decisões quase sempre muito difíceis de serem implantadas.
Se é o caso da sua empresa, saiba que não são os únicos neste enorme desafio de se manter operante no mercado, e principalmente com as contas em dia, sem entrar em endividamentos, principalmente sem perder clientes e negócios. Nesta desafiadora arte de gerenciamento nos custos operacionais, muitos gestores administradores acabam se expondo e correndo altos riscos, quando decidem pelo serviço de manutenção mais barato, esquecendo de um conceito muito importante que é justamente a qualidade agregada nos serviços prestados.
Aquela famosa frase “é impossível fazer milagres” serve como um sinal de alerta para o gestor que opta sempre pelo prestador de serviços com o menor preço, visto que a qualidade tem o seu custo agregado, isso é fato!
Os riscos podem ser a curto ou a longo prazo, expondo a empresa a perdas irreparáveis, vamos refletir juntos?
· Curto na malha elétrica da unidade;
· Incêndio;
· Inundação;
· Perda de sinal de internet;
· Queda de uma cobertura;
· Acidente de trabalho com um funcionário;
· Queima de um equipamento importante;
· Queda de objetos com risco de acidente humano;
· Acidentes com a queda de pessoas circulantes na unidade;
· E principalmente a interrupção no atendimento e/ou serviço, o que pode ser classificado como o menor dos problemas agora, onde exemplos, não faltam.
Os executivos têm agora um grau de elevada responsabilidade e comprometimento sobre a infraestrutura da unidade de negócios, cabendo policiar e refletir sempre:
- Quem foi chamado para atender o pedido de manutenção era um profissional qualificado?
- O prestador tinha um engenheiro responsável?
- O serviço de manutenção foi realizado com qualidade?
- Você tem conhecimento técnico para validar o serviço realizado?
- A solução do problema envolveu materiais de qualidade?
- A prestação do serviço de manutenção tem garantia?
- Recebeu a nota fiscal?
Lembre-se!
Quem selecionou e aprovou o orçamento, torna-se responsável pelo serviço realizado. Podemos finalizar este assunto com perguntas bem simples, e certamente difíceis de serem respondidas:
- Quanto custa a sua marca hoje no mercado?
- Quanto custa um dia parado da sua unidade de negócios?
- Quanto custa uma vida?
- Você gostaria de ver o seu nome e da sua empresa negativamente nas mídias?
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Eraldo Gonçalves de Carvalho
Gestor em Serviços de Saúde