Quedas e oscilações no fornecimento de energia podem causar diversos prejuízos para uma empresa, impactando não só a produtividade dos funcionários como também, a lucratividade da organização.
Além da despesa financeira, essa falha em hospitais, por exemplo, pode trazer riscos para as vidas dos pacientes.
Atualmente as companhias estão cada vez mais dependentes dos recursos tecnológicos para realizar suas atividades, atender clientes e cumprir todas as demandas do dia.
Por isso, estar preparado para eventuais imprevistos relacionados a essas interrupções é essencial para todos os segmentos de mercado, independente do tamanho do negócio. Os geradores de energia e Nobreaks são as melhores alternativas para assegurar que todos os equipamentos irão continuar funcionando, caso ocorra quedas e apagões.
Mas qual opção é a melhor para a sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre as principais diferenças e vantagens dos geradores de energia e Nobreaks.
O que é um Gerador de Energia?
Os geradores fornecem energia constante, já que substituem a eletricidade e são capazes de transformar energias mecânicas, químicas, solares ou de qualquer outra natureza, em energias elétricas.
Tudo isso sem interromper o funcionamento dos aparelhos e permitindo a continuidade das operações, mesmo em casos de blecautes.
Além disso, não possuem limitações quanto a sua usabilidade, sendo capaz de oferecer energia para a quantidade necessária de máquinas e dispositivos. Por essa razão, essa alternativa é a mais recomendada para locais que não podem, em hipótese alguma, ficar sem energia elétrica.
Esses locais geralmente são: hospitais, espetáculos ao vivo, laboratórios e outros.
Conheça os principais benefícios:
- O atendimento ao cliente não é interrompido;
- A produtividade dos funcionários é ininterrupta;
- Todos os equipamentos continuam funcionando normalmente;
- Nenhum sistema de segurança será interrompido por falta de energia;
- A vida dos pacientes em hospitais não é colocada em risco.
É inegável que os geradores de energia são essenciais para qualquer organização que deseja se prevenir em relação às consequências que a interrupção das atividades pode causar.
Porém, mais do que isso, os geradores de energia também podem ser utilizados em horários de pico da conta de luz. Esse período vai desde às 17h30min até às 21h, o que permite maior economia no orçamento mensal da empresa.
A efetividade máxima da segurança nos edifícios também é garantida com esse equipamento, uma vez que qualquer queda de energia pode abrir brecha para uma pessoa mal intencionada colocar todos em risco.
O que é NOBREAK?
Diferente dos geradores de energia, o Nobreak possui baterias internas que são carregadas automaticamente.
Essa recarga acontece quando a rede elétrica está em seu pleno funcionamento e quando ocorre quedas na energia, o Nobreak entra em operação por um determinado período.
Geralmente, o tempo que esse aparelho alimenta um computador, por exemplo, dura em torno de cinco minutos.
Esse prazo é suficiente para os colaboradores de uma empresa salvarem os arquivos mais importantes e encerrarem suas atividades de maneira segura.
Isso porque, quando um equipamento é interrompido de uma hora para outra, pode acabar queimando seu sistema. Assim, o Nobreak evita que esse seja mais um prejuízo para a companhia, que teria que investir em novos aparelhos.
Hoje em dia, contamos com 3 tipos de Nobreaks: linha interativa, online e stand by. A linha interativa contém uma tecnologia de regulagem automática, normalizando as variações de voltagem da rede.
O online, por sua vez, é capaz de converter a energia de corrente alternada, em corrente direta.
Por fim, a opção stand by impede que ocorra oscilações de energia elétrica com a bateria. Essa é a alternativa mais indicada para uso individual, em escritórios e empreendimentos de pequeno porte.
Conheça os principais benefícios:
- Menor chance de obter prejuízo com falhas de energia;
- Estabilidade da tensão de aparelhos sensíveis;
- Garantia que os aparelhos de segurança não serão interrompidos inesperadamente.
O Nobreak também oferece outras proteções aos equipamentos, agindo contra a sobretensão, sobrecarga, curto-circuito, sobreaquecimento no inversor, sobretensão e descarga total/sobrecarga da bateria.
Saiba mais sobre cada uma delas:
- Contra subtensão: a subtensão pode gerar um apagão inesperado ou comprometimento dos aparelhos. O nobreak regula a tensão e entra em modo “bateria” caso a redução seja muito drástica.
- Contra sobrecarga: os sensores do nobreak monitoram a carga dos equipamentos e caso esteja sendo excessiva, são emitidos sinais sonoros para alertar os responsáveis. Para resolver, é necessário desconectar um ou mais aparelhos.
- Contra curto-circuito: o nobreak evita que os equipamentos que utilizam energia, sejam queimados em caso de uma interrupção inesperada.
- Contra sobreaquecimento no inversor: quando a carga conectada no nobreak é maior do que a do equipamento, ocorre o sobreaquecimento no inversor. O Nobreak aciona a bateria assim que detectar que o aparelho está com sobrecarga.
- Contra sobretensão: é causada pelo aumento da tensão fornecida para as máquinas e o Nobreak é responsável por regular a tensão e entrar em modo “bateria”.
- Contra descarga total/sobrecarga da bateria: o nobreak mantém as baterias com o mínimo de carga possível, evitando que ocorra a descarga total dos aparelhos.
Diferença entre Geradores de Energia e NOBREAKS
A principal diferença entre Geradores de Energia e Nobreaks está no momento que ocorre a queda de energia. Os geradores de energia, por serem capazes de transformar qualquer energia, em energia elétrica, permite que o funcionamento dos dispositivos não sejam interrompido em nenhum momento.
Já os Nobreaks, oferecem a energia necessária por um tempo determinado, uma vez que ele recarrega a sua bateria através dos próprios aparelhos e dispositivos da empresa.
Porém, isso não significa que o Nobreak seja uma opção ruim. Tudo depende da necessidade da sua empresa. Isso nos leva ao próximo tópico:
Qual é o melhor para o seu negócio?
A resposta é: depende. Depende do segmento em que o seu negócio atua e da sua necessidade enquanto corporação. Por exemplo, um hospital não pode em hipótese alguma ficar sem energia, pois isso coloca em risco a vida dos pacientes.
A melhor alternativa para esse segmento com certeza é o gerador de energia, que irá proporcionar energia em tempo integral, mesmo com quedas e interrupções da energia primária.
No entanto, não há a necessidade de investir em um gerador de energia para uma empresa que possui a opção de permanecer um período sem energia até que o problema elétrico seja resolvido.
Por isso, o Nobreak atende bem a necessidade de organizações que precisam garantir que seus equipamentos não serão danificados e que haverá tempo para salvar os arquivos importantes.
Como garantir a eficácia constante desses aparelhos?
Investir em equipamentos que garantam que a falta de energia não irá gerar grandes prejuízos é uma maneira de prevenir-se contra eventualidades que fogem do nosso controle.
Da mesma forma, a eficiência constante desses aparelhos também exige ações preventivas. Geradores de energia e nobreaks, apesar de possuírem um ciclo de vida longo, não estão isentos de obter falhas e defeitos.
Por isso, é necessário realizar manutenções preventivas para que o seu funcionamento permaneça o mesmo. Assim, você certifica-se de que a sua empresa estará duplamente preparada para passar por imprevistos. Afinal, não adianta você investir em equipamentos para evitar prejuízos, se na hora que você mais precisa deles acaba ficando desamparado.
Agora que você já sabe qual aparelho escolher para proteger a sua empresa contra falhas de energia, está na hora de conhecer mais sobre a Keepee, uma empresa especializada em serviços de Facilities 4.0 que irá agir contra imprevistos, atuando de maneira preventiva nos equipamentos da sua empresa.
Agende uma reunião para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a realizar manutenções preventivas de forma inteligente e com melhor custo benefício.