(11) 3331-1897

Atendemos todo o território nacional

Ar condicionado no verão

Ar condicionado no verão: cuidados que você precisa ter nessa época

Com a chegada do verão e as intensas ondas de calor que tem feito no Brasil, o uso do ar condicionado torna-se indispensável para enfrentar as altas temperaturas, principalmente no ambiente de trabalho. 

O calor excessivo pode afetar diretamente o desempenho e o bem-estar dos funcionários, causando desconforto, fadiga e até problemas de saúde. 

Nesse cenário, o ar condicionado é um excelente aliado para a produtividade e rendimento dos colaboradores, uma vez que o conforto térmico reduz as distrações e o desconforto. 

Isso permite que as pessoas se concentrem melhor em suas tarefas, promovendo um ambiente que estimula a inovação e a criatividade. 

No entanto, é necessário ter alguns cuidados fundamentais para garantir o bom funcionamento do aparelho e a saúde de todos que estiverem usufruindo.

Ajuste da Temperatura Adequada:

Sobretudo no verão, muitas pessoas tendem a configurar o ar condicionado para uma temperatura muito baixa na tentativa de garantir um alívio imediato do calor intenso. 

Entretanto, essa prática pode acarretar problemas de saúde devido ao choque térmico causado pela mudança repentina de ambientes extremamente quentes e muito refrigerados, o que pode afetar a saúde dos colaboradores, além de aumentar consideravelmente o consumo de energia. 

A temperatura ideal para gerar conforto fica em torno de 23ºC a 26ºC, de acordo com a Anvisa

Além disso, uma vez que esse número for definido, o indicado é que ele não seja alterado, evitando mudanças acentuadas. 

Isso porque, o consumo energético aumenta 8% cada vez que se reduz a temperatura em apenas 1ºC. 

Caso você queira entender como melhorar a eficiência energética do seu ar condicionado, clique aqui e leia um artigo completo sobre isso. 

É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o ar condicionado não areja mais rapidamente com o ar cada vez mais baixo. 

O tempo para o ar refrigerar o ambiente é exatamente o mesmo, seja qual for a temperatura. No entanto, o gasto de energia é ainda maior, sobrecarregando o compressor. 

Atenção ao ponto de instalação: 

Deve instalar o equipamento numa zona que não receba luz solar direta, em que haja circulação de ar e que esteja afastada de eletrodomésticos ou lâmpadas que irradiem calor. 

Afinal, é uma questão crucial para o bom funcionamento do ar condicionado, não uma questão estética. 

Uma instalação eficiente dos ar condicionados é um ponto crucial para o seu bom desempenho, mas que muitas empresas não levam em consideração. 

Ao instalar em um lugar inadequado ou não executar corretamente esse serviço, o aparelho perde a sua eficiência e capacidade para resfriar o ambiente, além de não obter a durabilidade que deveria. 

A instalação incorreta também pode ocasionar flutuações de temperatura no ambiente, o que não é desejável, sobretudo em dias muito quentes. 

Outro ponto importante, é que caso os componentes não sejam posicionados corretamente ou se houver vazamentos nos dutos ou tubulações, mais uma vez o equipamento terá dificuldade em performar bem e resfriar o ambiente de maneira eficaz. 

Essas consequências podem gerar um impacto significativo no bem-estar dos funcionários, causando desconforto, reduzindo a produtividade e até mesmo afetando a saúde respiratória de todas as pessoas presentes no ambiente. 

Leia também: 

Ar condicionado para escritório: o que você precisa saber para que ele seja bem instalado. 

Limpeza Regular dos Filtros: 

Considerando que o verão é a época de maior utilização de ar-condicionados dentro das empresas, é importante que a limpeza regular dos filtros receba mais atenção. 

Nesse período, o aparelho trabalha arduamente para amenizar as temperaturas intensas e com o tempo, seus filtros acumulam poeira, sujeira e outras impurezas. 

Isso acaba obstruindo o fluxo de ar e impedindo o bom funcionamento do aparelho, além de fazer com que o aparelho fique sobrecarregado para conseguir alcançar a temperatura desejada. 

Por isso, nós da Keepee, sempre aconselhamos a manter os seus filtros limpos, pois é uma das maneiras de reduzir o consumo de energia e os custos associados. 

Consideramos que a manutenção frequente, é uma prática muito benéfica para as organizações que desejam manter a sua saúde financeira a longo prazo, uma vez que a sujeira acumulada nos filtros pode danificar o sistema do aparelho com o tempo. 

A consequência disso é a redução da vida útil e o aumento da necessidade de substituição precoce do ar condicionado, o que demanda uma despesa monetária  ainda maior. 

Entenda melhor sobre a importância da manutenção preventiva de ar condicionado em ambientes corporativos clicando aqui. 

Como otimizar a performance do ar condicionado no verão

Existe uma maneira de fazer com que o seu ar condicionado tenha um melhor desempenho, selecionando o modo de refrigeração no seu controle remoto. 

Para fazer isso é muito simples, basta clicar na tecla “mode”, “modo” ou “função”, depende da marca do aparelho. 

Posteriormente, pressione essa tecla até aparecer o símbolo do modo no controle. 

Esse símbolo pode ser o desenho de floco de neve ou a palavra “Cool”. 

Neste modo, escolha entre as opções “automático”, “ventilação” e “desumidicação”. 

Conte com a Keepee para realizar serviços terceirizados com eficiência e agilidade na sua empresa, mantendo uma periódica manutenção no ar condicionado, além de realizar a instalação adequada.

Somos uma organização especializada em serviços corporativos e não atendemos a área residencial, justamente porque o nosso objetivo estar 100% focado em gerar mais otimização para o seu negócio.

Michel Moreira
Michel Moreira

Gerente de Facilities

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

1 comentário em “Ar condicionado no verão: cuidados que você precisa ter nessa época”

  1. Pingback: Facilities no setor logístico: otimização para o seu dia a dia - Keepee Facilities

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima