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Manutenção corretiva

Manutenção corretiva: o que você precisa saber sobre esse serviço

A manutenção corretiva busca solucionar os danos identificados em equipamentos, sistemas e infraestruturas de maneira instantânea. 

Diferente da manutenção preventiva, que visa evitar falhas através de ações planejadas, a corretiva é acionada quando ocorre um imprevisto e determinado equipamento começa a apresentar falhas. 

Seu objetivo principal é resolver o problema de forma ágil e fazer com que as operações das empresas voltem o mais rápido possível. 

Nessas situações, os profissionais que executam o serviço devem realizar uma análise rápida e precisa sobre o problema, implementando uma solução imediata. 

Falhas inesperadas podem ocorrer em qualquer momento durante a operação de uma empresa e assim, gerar inatividade dos processos. 

Quanto mais tempo uma organização permanecer com os seus processos interrompidos, maiores serão os impactos negativos.

Continue a leitura e entenda o que você precisa saber antes de contratar um serviço de manutenção corretiva. 

Em que prestar atenção ao contratar uma empresa para fazer manutenções de emergência

Contratar uma empresa para realizar manutenções de emergência é uma decisão estratégica que pode ter um impacto significativo na continuidade operacional do seu negócio. 

Ao escolher um parceiro, é importante prestar atenção em diversos aspectos para garantir uma resposta eficaz e confiável. 

Confira quais são eles:

Disponibilidade de horários:

Certifique-se de que a empresa terceirizada esteja disponível caso algum aparelho apresente um problema que cause a interrupção da sua operação. 

Uma resposta rápida e eficaz é essencial para minimizar o tempo de inatividade e preservar a continuidade operacional da sua empresa. 

Emergências não têm hora marcada para acontecer e a prontidão da empresa em responder imediatamente é crucial.

Capacidade de atuação:

É importante garantir que a equipe contratada esteja disponível para para atender às suas necessidades emergenciais no local em que você se encontra. 

Isso será decisivo para um atendimento ágil e imediato, uma vez que os profissionais que irão solucionar o problema devem direcionar-se até a sua empresa prontamente. 

Nós, da Keepee, atendemos em todo o território nacional e estamos à sua disposição para solucionar as falhas emergenciais da sua empresa a qualquer momento.

Rapidez de Resposta:

Como já foi mencionado anteriormente, o tempo de resposta da empresa terceirizada é crítico para minimizar os impactos negativos de uma situação inesperada. 

A paralisação das suas operações pode gerar prejuízos relacionados à incapacidade produtiva da equipe durante o ambiente de trabalho, interrupção do atendimento ao cliente ou até mesmo à perda de contratos e oportunidades de negócios.

Afinal, no mundo em que vivemos hoje, tempo é dinheiro. 

Por isso, investigue a capacidade da empresa de responder rapidamente a chamados de emergência.

Experiência e Especialização:

Antes de contratar uma empresa para realizar a sua manutenção de emergência, avalie a experiência dessa organização em lidar com emergências relacionadas ao seu segmento. 

Por exemplo, no ambiente varejista, existem diversas nuances e desafios específicos que os profissionais terceirizados precisam compreender e enfrentar. 

Essa expertise setorial pode ser um diferencial significativo na garantia de que a manutenção de emergência atenda às necessidades específicas do setor que você atua. 

Uma equipe especializada terá o know-how necessário para enfrentar desafios específicos e resolver problemas rapidamente.

Tecnologia como aliada:

As empresas que utilizam a tecnologia como uma aliada nos seus processos, conseguem oferecer mais eficiência, organização e agilidade aos seus clientes. 

Aqui na Keepee, utilizamos um software interno para que seja possível fazer abertura de chamados, acompanhamento das atividades e obtenção de relatórios. 

Isso traz mais agilidade para as operações, fazendo com que o seu problema seja identificado com muito mais facilidade. 

Orientações para obter mais eficiência nos seus serviços 

Através de mais de 16 anos de experiência em serviços de facilities, conseguimos observar que algumas práticas auxiliam a otimizar os processos das organizações.

Separamos as três principais orientações sobre o mercado: 

Realize uma investigação sobre as causas que ocasionaram a falha no aparelho:

Em conjunto com a sua equipe de especialistas, analise quais motivos levaram a ocorrência do problema e entenda o que precisa ser feito para que outras falhas semelhantes não aconteçam novamente no futuro. 

O histórico de danos e suas causas anteriores podem fornecer insights valiosos para entender os padrões que levaram essas falhas acontecer e assim, evitar que a empresa passe por todo o desgaste novamente. 

Este é mais um, entre diversos outros motivos pelos quais a sua empresa precisa contar com profissionais capacitados para cuidar dos equipamentos da sua empresa. 

Ainda assim, a realização de manutenções preventivas e periódicas é a melhor forma de garantir que a empresa não precisará passar por imprevistos. 

É comum que os equipamentos de uma organização que não passam por inspeções regulares sejam danificados em consequência da sobrecarga a qual são submetidos. 

A melhor alternativa para prevenir incidentes é, portanto, a manutenção preventiva. 

Realize manutenções preventivas:

No Brasil, mais de 70% das indústrias atuam apenas com a manutenção corretiva. Ou seja, não realizam um planejamento adequado de inspeções nos equipamentos. 

Porém, como foi possível perceber, manutenções periódicas previnem imprevistos e reduzem o comprometimento financeiro com a compra de aparelhos e peças novas. 

Muitas vezes, um aparelho é submetido a uma sobrecarga mais elevada do que pode suportar e por mais tempo que deveria, resultando em desgaste acelerado. 

Isso ocorre quando uma peça começa a apresentar problemas, por exemplo. 

Sem uma análise qualificada, não é possível perceber até que o seu problema torne-se irreversível.

A manutenção preventiva, portanto, envolve a realização de inspeções regulares, ajustes, limpezas e substituições de componentes antes que ocorram falhas ou degradações significativas. 

Uma das suas principais vantagens é a economia a longo prazo, uma vez que a vida útil dos equipamentos é prolongada e a necessidade de substituição precoce dos aparelhos é reduzida. 

Assim, o planejamento e execução das atividades programadas precisa ser seguido à risca. 

Mesmo em períodos em que os profissionais estão de férias, as manutenções não podem ser esquecidas ou negligenciadas e devem ser realizadas de acordo com a necessidade de cada equipamento. 

Por isso, é importante se programar e obter um plano bem elaborado. 

Conte com uma empresa terceirizada de confiança:

Os danos nos aparelhos e problemas emergenciais, não tem dia nem horário para acontecer. 

E é exatamente por isso, que você precisa ter uma empresa de confiança para acionar sempre que necessário, tendo a certeza de que poderá contar com excelência e agilidade. 

Caso contrário, os riscos de pagar por um serviço mal executado ou sem a velocidade necessária, são grandes. 

Ter à sua disposição uma empresa que você já confia e sabe que vai realizar a execução de um serviço com eficiência, é indispensável. 

Principalmente em situações emergenciais. 

Conte com a Keepee para ser o seu parceiro confiável no serviço de manutenções corretivas e preventivas. 

Através da nossa vasta experiência em facilities, adquirimos e aprimoramos processos ao longo de anos de experiência para oferecer agilidade, sem comprometer a excelência. 

Esperamos que em 2024, possamos proporcionar soluções eficientes para a sua empresa por meio da integração de processos, tecnologia e pessoas. 

Michel Moreira
Michel Moreira

Gerente de Facilities

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