(11) 3331-1897

Atendemos todo o território nacional

manutenção hidráulica

Manutenção hidráulica: saiba mais sobre esse serviço e conheça a importância de contar com uma empresa especializada

Você sabe a importância de contar com a manutenção hidráulica adequada?

Assim como qualquer sistema, os hidráulicos estão sujeitos a desgastes, danos e problemas ao longo do tempo. 

A manutenção hidráulica envolve intervenções com o objetivo de corrigir problemas e restaurar a funcionalidade do sistema hidráulico. 

Estes sistemas facilitam a remoção de resíduos e garantem o abastecimento adequado de água e escoamento. 

Portanto, a manutenção pode envolver desde pequenos reparos, como a substituição de uma torneira de vazamento, até ajustes mais complexos, como o conserto de uma tubulação que foi danificada. 

É indispensável que a manutenção seja realizada por profissionais especializados e capacitados para executar as atividades, uma vez que é necessário utilizar técnicas específicas e seguir normas de segurança para reduzir os riscos de acidentes. 

Neste artigo, você irá conhecer mais sobre esse serviço e qual a importância de contratar uma empresa especializada para executá-lo.

O que são sistemas hidráulicos?

Sendo muito comuns em ambientes industriais, os sistemas hidráulicos são responsáveis por gerar energia por meio de fluídos líquidos. 

Através dessa energia gerada, é possível realizar atividades que requerem alta densidade de potência. 

Isso porque, quando é necessário força para que a atividade seja realizada, são esses sistemas que são capazes de fornecer a energia necessária para movimentar médias e grandes máquinas no setor produtivo de uma indústria. 

Por ser seguro e estável, veículos, elevadores e até mesmo aeronaves utilizam a hidráulica para mobilizar-se. 

O seu funcionamento é bastante simples, não gera faíscas e possui alta confiabilidade. 

Porém, para gerar a energia necessária e ser capaz de movimentar máquinas e veículos, é necessário que os fluídos, como água e óleo, sejam pressurizados. 

Esse processo garante que haja energia necessária para a realização das operações.

A manutenção hidráulica possui a função de reparar e corrigir os sistemas hidráulicos, sendo fundamental para manter o seu bom funcionamento e garantir o abastecimento adequado de água, bem como as suas demais atividades. 

Em razão do envolvimento desses sistemas com a coleta e tratamento de águas residuais, é necessário realizar manutenções de emergência quando os problemas surgem para evitar complicações futuras. 

Em quais situações é necessário realizar a manutenção hidráulica?

A manutenção hidráulica visa corrigir problemas e assegurar o funcionamento adequado do sistema de abastecimento de água, escoamento de resíduos e prevenção de vazamentos através de técnicas especializadas e normas de segurança. 

Confira em quais situações é necessário realizar a manutenção hidráulica.

Vazamentos: 

Apesar de comum, quando ocorre o vazamento de água é necessário que a manutenção seja realizada de maneira imediata. 

Este problema pode se dar através do gotejamento em uma torneira, vazamento em uma tubulação ou conexão ou até mesmo, um vazamento invisível em um cano enterrado. 

É necessário que todos os vazamentos, ou possíveis vazamentos, sejam consertados para evitar o desperdício de água, danos estruturais e custos elevados em contas de água. 

Entupimento: 

A manutenção hidráulica, quando ocorre um entupimento, realiza a remoção da obstrução, seja em vasos sanitários, tubulações ou pias. 

As causas para esse problema podem ser: acúmulo de resíduos, detritos, gordura ou objetos estranhos, que podem ocasionar outros danos ainda maiores, tais como:

  • Refluxo de água;
  • Mau cheiro;
  • Danos nas tubulações. 

Problemas com torneiras e registros: 

Torneiras com vazamentos, com dificuldade para abrir e fechar corretamente ou que está pingando frequentemente, costumam ser uma grande dor de cabeça para as empresas. 
Isso significa que está na hora de realizar a manutenção hidráulica. 

O mesmo acontece com os registros. Quando não estão funcionando corretamente, seja por motivos de vazamentos ou dificuldades de movimentação, precisam ser reparados para garantir o controle adequado do fluxo de água. 

Problemas com aquecimento de água: 

Danos sistemas de aquecimento, falhas na ignição, falta de água quente ou pressão inadequada, são problemas que exigem a manutenção hidráulica e a intervenção de profissionais qualificados para corrigir o problema.

Reparos em tubulações: 

As manutenções, em determinadas situações, são necessárias quando ocorrem danos nas tubulações, principalmente quando são visíveis, como:

  • Rachaduras;
  • Corrosão;
  • Vazamentos;
  • Rompimentos. 

Esses problemas podem ocorrer em tubulações de água potável, esgoto, águas pluviais ou tubulações específicas, como as utilizadas em sistemas de irrigação.

Importância de contar com uma empresa de terceirização de consertos hidráulicos

Uma empresa especializada na manutenção hidráulica, será capaz de lidar com uma ampla gama de problemas e necessidades relacionadas ao sistema hidráulico de uma edificação. 

Confira os principais benefícios que enfatizam a importância de contar com uma empresa que realiza a terceirização de consertos hidráulicos: 

Expertise e conhecimento especializado: 

Empresas terceirizadas possuem conhecimentos técnicos avançados e expertise no campo hidráulico. 

Aqui na Keepee, por exemplo, nossos profissionais passam por treinamentos regulares e são atualizados constantemente com as melhores práticas do mercado. 

Por esse motivo, eles possuem o conhecimento necessário para diagnosticar problemas com precisão, identificar as soluções adequadas e executar os reparos de forma eficiente, sendo especialistas no setor. 

Experiência e habilidades práticas: 

Uma empresa terceirizada, geralmente contrata profissionais que possuem total domínio e prática nos segmentos que atua, justamente para que possa oferecer a máxima eficiência em seus serviços. 

A Keepee conta com profissionais que possuem ampla experiência na manutenção e reparação hidráulica, já tendo trabalhado em uma variedade de situações e ambientes. 

Essa vivência e bagagem profissional, permite que os reparos sejam executados de maneira ágil e eficaz. 

Uma das principais vantagens de contar com uma empresa terceirizada a sua disposição é, portanto, contar com a experiência dos profissionais que irão realizar o serviço, sendo possível reduzir erros comuns e garantir um resultado de qualidade. 

Ferramentas e equipamentos adequados: 

As empresas de terceirização de serviços estão equipadas com as ferramentas e equipamentos adequados para lidar com os diferentes tipos de problemas hidráulicos, o que não é possível em uma organização cujo foco do core business não seja esse. 

Ao contratar o serviço, você não precisará se preocupar com os aparelhos necessários para que a atividade seja realizada, como os instrumentos de medição, equipamentos de desentupimento, ferramentas de corte e conexão, entre outros. 

Sendo assim, você pode focar somente nas tarefas que dizem respeito ao crescimento do seu negócio. 

Segurança e conformidade: 

O sistema hidráulico envolve o manuseio de água e, em alguns casos, a manipulação de produtos químicos. Uma empresa de terceirização de consertos hidráulicos possui protocolos e medidas de segurança adequados para proteger tanto os profissionais quanto as instalações durante os trabalhos. 

Assim, é possível garantir que os consertos sejam realizados em conformidade com as diretrizes e requisitos legais.

Agilidade e eficiência: 

Ao contar com uma empresa especializada, os consertos hidráulicos podem ser realizados de forma ágil e eficiente. É comum que as empresas possuam uma equipe disponível para atender às demandas, podendo oferecer prazos de resposta rápidos e agendamentos flexíveis. 

Na Keepee, estamos disponíveis para te atender 24 horas, 7 dias por semana em todo território nacional. Isso minimiza o tempo de inatividade do sistema hidráulico e permite a retomada das operações normais o mais rápido possível. 

Suporte técnico e serviços adicionais: 

Além dos consertos hidráulicos, muitas empresas de terceirização oferecem serviços adicionais, como manutenção preventiva, inspeções regulares, consultoria especializada e suporte técnico contínuo. Esses serviços ajudam a identificar problemas antes que se tornem mais sérios, prolongam a vida útil do sistema hidráulico e auxiliam na otimização do desempenho geral.

No geral, a importância de contar com uma empresa de terceirização de consertos hidráulicos reside na garantia de um serviço de qualidade, executado por profissionais experientes, com a utilização de ferramentas adequadas e em conformidade com os padrões de segurança. 

Isso resulta em um sistema hidráulico eficiente, minimiza riscos de problemas futuros e traz tranquilidade ao cliente, permitindo que eles se concentrem em suas atividades principais.

Agende uma reunião conosco e tenha à sua disposição uma equipe altamente capacitada para te atender prontamente. 

Michel Moreira
Michel Moreira

Gerente de Facilities

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima