(11) 3331-1897

Atendemos todo o território nacional

melhor gerador de energia

Como escolher o melhor gerador de energia para a sua empresa

Contar com um gerador de energia de qualidade permite que você possa ter a segurança de que o seu negócio não irá sofrer com quedas e oscilações de energia. 

Muitas vezes, uma simples falha no equipamento pode colocar tudo a perder, como é o caso de indústrias de manufatura, que não podem ter a sua linha de produção interrompida. As consequências se isso acontecer pode gerar grandes prejuízos, uma vez que a falha na energia causa quebra de maquinário, perda do material e do tempo produtivo. 

Por essa razão, investir em um bom gerador de energia é fundamental para fazer valer o seu investimento e garantir o funcionamento eficiente do aparelho. 

Continue a leitura para entender melhor sobre como escolher o melhor gerador de energia para a sua empresa.

O que é um gerador de energia? 

Os geradores, devido a uma forma de ação mecânica de desenvolvimento do aparelho, são capazes de transformar energias de qualquer natureza, em eletricidade. 

Isso acontece através de um movimento mecânico que gera cargas elétricas, as quais são enviadas para a rede elétrica local. É possível, então, gerar um fluxo de energia por conta desses aparelhos. 

No entanto, a eletricidade não é produzida pelo próprio equipamento de fato, como muitos pensam por conta de seu nome sugestivo. O que acontece é um processo de transformação de uma energia para outra, não havendo limitações quanto a sua usabilidade. 

A energia fornecida é, portanto, capaz de abranger quantas máquinas forem necessárias, pelo tempo que for preciso. Por esses motivos, é aconselhável para empresas que não podem ficar sem energia, sob hipótese alguma. 

Veja alguns exemplos de segmentos que não podem permanecer sem energia por muito tempo:

Indústrias de manufatura 

Como mencionado anteriormente, em indústrias de manufatura, as oscilações de energia podem gerar grandes prejuízos, que incluem possíveis quebras de maquinário, perdas de materiais e tempo de produtividade dos funcionários. 

As linhas de produção, quando interrompidas, podem significar uma grande redução da lucratividade da organização, uma vez que o lucro está diretamente relacionado com o que é produzido em determinado período. 

Corporações financeiras

Certamente você já ouviu falar sobre os milhares de reais que são perdidos quando ocorre uma queda de energia em uma corporação financeira. No momento que a falha de energia se manifesta e os dispositivos param de funcionar, as transações financeiras são impossibilitadas de acontecer. 

Além de causar prejuízos financeiros momentâneos, uma simples oscilação na energia coloca a imagem da corporação em risco, uma vez que os clientes perdem a confiança de investir em uma empresa instável e incerta em suas aplicações. 

Varejo

Já imaginou o quão ruim seria a experiência de um cliente se acabasse ficando preso enquanto fizesse compras em uma loja de varejo? Certamente ficaria frustrado e saíria do estabelecimento com uma lembrança não muito positiva a respeito do local. 

Isso poderia acontecer caso a empresa não tenha um gerador para impedir que a falta de energia cause um problema como esse.

Os varejistas e empresários são responsáveis por garantir que seus clientes, colaboradores e produtos estejam seguros no caso de qualquer falha na energia e por isso, essa área exige o investimento de uma solução capaz de fornecer a eletricidade necessária por um tempo indeterminado. 

Hospital

Talvez esse seja o setor que mais exige segurança durante falhas na energia, uma vez que trata-se da vida de pacientes que, muitas vezes, dependem do funcionamento perfeito de máquinas e aparelhos. 

Um hospital, mais do que qualquer outro setor, precisa garantir que os seus pacientes não sejam colocados em risco por conta de quedas na energia. Contar com um gerador de energia de alta qualidade é, portanto, uma prioridade. 

Turismo

Hotéis e parques de diversão também precisam garantir a funcionalidade contínua da energia para não colocar seus clientes em perigo. 

A maioria das portas dos quartos de hospedagem, por exemplo, dependem da eletricidade para abrir e fechar. Caso a energia venha a falhar, hóspedes podem ficar presos do lado de dentro, sem acesso ao mundo exterior ou permanecer do lado de fora sem passagem para o seu cômodo, o qual comporta muitos de seus pertences. 

Os parques, por sua vez, lidam com a vida de milhares de pessoas que estão em busca de diversão. Pode não parecer, mas caso algum brinquedo venha a falhar por conta da falta de energia, um desastre pode acontecer a qualquer momento. 

Por esses motivos, é imprescindível contar com um gerador de energia eficiente no turismo, que apesar de ser uma área que apenas precisa se preocupar em fornecer conforto e diversão, precisa ter atenção redobrada na segurança de seus clientes e funcionários. 

Companhias de itens perecíveis 

A disponibilidade ininterrupta de energia também é essencial para as companhias que trabalham com itens perecíveis, já que a sua conservação depende de máquinas as quais necessitam de energia para manter o seu pleno funcionamento. 

O mau armazenamento e preservação dos alimentos pode gerar perda de mercadoria e consequentemente, de uma boa parcela da lucratividade da empresa. Isso porque, os produtos podem ser deteriorados ou contaminados. 

O envio desses alimentos nesse estado pode comprometer a saúde dos consumidores e consequentemente, gerar processos e manchar a reputação da empresa. 

Alguns exemplos são farmácias que dependem de refrigeradores para determinadas substâncias e equipamentos de embalagem; centros de distribuição que possuem freezers, refrigeradores, bancos de cargas e sistemas de comunicação os quais permitem o bom funcionamento do local. 

Os restaurantes também necessitam de energia constante para os fogões, geladeiras, luzes para clientes, caixas registradoras e estações de pagamento. 

Centros de controle 

Os centros de controle dizem respeito aos sistemas de transporte público e gerenciamento do tráfego aéreo. As operações de sinalização de tráfego, telecomunicações e serviços públicos dependem de energia elétrica constante para não gerar perigo aos motoristas e passageiros aéreos e terrestres. 

O bom funcionamento de todas as operações, nesse caso, não é apenas necessário para a continuidade das atividades, mas também para a segurança das milhares de pessoas. 

Serviços de tecnologia da informação (TI) 

Mesmo que em uma escala menor em relação aos demais setores, a geração de energia elétrica ininterrupta é essencial para a área de TI. Os colaboradores contratados possuem altos salários, uma vez que é um mercado com escassez de bons profissionais. 

Portanto, qualquer queda de energia pode resultar em perda de horas faturadas, o que afeta diretamente a produtividade geral da organização. Além disso, as operações de TI, nos dias de hoje, representam a janela de uma empresa. 

Quando ocorrem oscilações na eletricidade, os sistemas dos computadores ficam travados, o que pode resultar perda de dados e encerramentos inesperados na comunicação com os clientes. 

Qual a importância de adquirir um bom gerador de energia

Como foi possível perceber, a qualidade de um gerador de energia impacta diretamente em diversos setores e pode garantir a segurança das operações de um negócio. 

Adquirir um gerador que não entregue a qualidade esperada ou que não esteja alinhado com as necessidades da empresa, pode gerar prejuízos difíceis de serem mensurados. 

Afinal, ao investir em tal equipamento, espera-se que ele forneça energia suficiente para todos os dispositivos que dependem do seu funcionamento, principalmente em casos emergenciais. 

O aparelho, ao não suprir as expectativas da corporação e falhar no fornecimento de energia, irá causar ainda mais despesa do que se não houvesse sido comprado, pois além de todas as consequências que a empresa terá que lidar com a falta de energia, também terá que arcar com o valor mal investido no equipamento. 

A falta de produtividade dos funcionários, o tempo de interrupção das atividades, possíveis perdas de comunicação com clientes e gastos com dispositivos danificados, são alguns dos prejuízos previstos para empresas que não dispõem de um gerador de energia eficiente. 

Por outro lado, as vantagens de um aparelho como esse quando a escolha é feita considerando todos os fatores essenciais, podem ser diversas. Conheça algumas delas:

  • A produtividade dos colaboradores não é interrompida;
  • Os equipamentos permanecem funcionando normalmente e não correm o risco de serem danificados; 
  • Os sistemas de segurança permanecem funcionando normalmente, garantindo a proteção de todos os funcionários; 
  • Os clientes não possuem o seu atendimento prejudicado por conta de uma interrupção abrupta;
  • Possibilidade de redução de custos com energia, sendo uma alternativa para ser usado em horários de pico, os quais possuem valores mais elevados.

O que você precisa saber antes de adquirir um gerador de energia

Diferente do que muitos imaginam, a qualidade não diz respeito apenas a boa reputação de um fornecedor, mas também a diversos outros fatores que dependem da necessidade de cada negócio, como por exemplo os diferentes modelos de geradores. 

Gerador mecânico: 

Esse modelo é capaz de transformar energia mecânica em eletricidade a partir de diversas fontes, como a força do vento, a correnteza de um rio ou a combustão, sendo esta a mais utilizada em indústrias e fábricas. Por conta desses atributos, é um aparelho versátil e eficiente. 

Gerador luminoso:

O gerador luminoso funciona em conjunto com placas solares que captam os raios de sol, além de também colaborar com um semicondutor que gera luminosidade. 

Essa união é capaz de reduzir o preço de energia elétrica, que geralmente é bastante elevado nas indústrias, uma vez que a produção é constante e as máquinas trabalham de modo ininterrupto. 

Gerador a diesel:

A combustão do diesel é o que permite que esse aparelho funcione, sendo muito utilizado por supermercados, indústrias e até mesmo hospitais por ser uma alternativa muito confiável e com ótima potência. 

Apesar de suas vantagens, esse tipo de fornecimento de energia costuma oscilar com frequência. Por isso, se a sua empresa depende de computadores e televisores, opte por outra alternativa, uma vez que são dispositivos sensíveis e podem acabar queimando por conta da instabilidade. 

O gerador a diesel também pode gerar níveis elevados de poluição. Porém, a emissão pode ser controlada e reduzida através de manutenções periódicas e preventivas. 

Gerador a gasolina:

Assim como o gerador a gás, a alternativa em gasolina também possui uma potência menor em comparação ao gerador a diesel, além de obter a operação mais cara entre todos os geradores. Outra semelhança com o gerador a diesel é que o mesmo problema com oscilação de energia acontece. 

Por esses motivos, o gerador a gasolina é considerado a opção menos atrativa. 

Contudo, a vantagem em relação ao diesel é que o gerador a gasolina gera menos poluição ao meio ambiente. 

Gerador a gás: 

Em comparação aos geradores a diesel, o modelo a gás é menos potente. 

É importante contar com grandes tanques para armazenar a quantidade de gás necessária e assim, garantir a produção ininterrupta das fábricas. A instalação do aparelho, nesse caso, é fiscalizada por equipes de segurança para averiguar se não há vazamentos ou riscos de explosões. 

Os geradores a diesel e a gasolina são equipamentos que geram bastante barulho, sendo proporcional ao tamanho da sua potência e tamanho. Por isso, caso algum desses modelos faça sentido para a sua empresa, pense em investir também em um isolamento acústico. 

Para você ter dimensão, os maiores geradores podem ter níveis de ruído de 60 a 115 dB, ou até mais. 

O espaço físico para acomodar esse aparelho também precisa ser levado em consideração. Ao encontrar o melhor ambiente para a sua instalação, procure medi-lo e certifique-se de que ele realmente terá um local adequado para o seu tamanho. 

Dicas para escolher o melhor gerador de energia para a sua necessidade

A potência em KVA do gerador é a primeira condição que precisa ser analisada. Cada setor demanda uma quantia necessária para cumprir todas as suas necessidades. 

Fazer o investimento sem averiguar essa informação resulta em um custo que não gera retorno e não supre a carência da organização. 

Antes de tomar qualquer decisão, faça uma lista de todos os aparelhos que serão suportados pelo gerador em caso de emergência. Após essa primeira investigação, defina as potências individuais em watts (w) de cada um. 

Por último, basta somar tudo e dividir por 1.00 para chegar aos KVA de potência necessária para o seu gerador. 

Confira o número aproximado de KVA que cada setor demanda:

  • Empresas de telecomunicação: potência de 10 a 60 kVA;
  • Para obras da construção civil: potência de 60 a 130 kVA;
  • Fábricas de pequeno porte: potência de 130 a 270 kVA;
  • Mercado varejista: potência de 270 a 370 kVA;
  • Festas e grandes eventos: potência de 370 a 500 kVA;
  • Indústrias pesadas: potência de 500 a 750 kVA;
  • Refinarias: potência de 750 a 1000 KVA;
  • Empresas automobilísticas: potência de 1000 a 1500 KVA;
  • Indústrias de grande porte: potência de 1500 a 2500 KVA.

Quais são as melhores marcas de geradores de energia do mercado em 2023?

Conheça algumas marcas que recomendamos de geradores de energia. Aconselhamos que você faça a sua própria pesquisa, considerando todos os fatores que afetam a sua organização. 

Também iremos te apresentar as avaliações de cada aparelho no Reclame Aqui e posteriormente a isso, cabe a você tomar a melhor decisão para a sua empresa a partir das informações que lhe foram oferecidas. 

Portanto, o intuito dessa lista é permitir que você obtenha ainda mais opções para verificar todos os atributos de cada equipamento e compará-los. 

Melhores marcas de geradores de pequeno porte – partida elétrica ou manual

Nagano: possui geradores a diesel, com partida manual e potência de 7kVA até 13.75 kVA. 

A assistência técnica da empresa está disponível em todo o território nacional e por isso, é possível contar com o auxílio necessário de forma rápida e eficiente. Além da ampla gama de geradores de energia disponíveis, a marca também vende outras máquinas e equipamentos corporativos. 

Análise a partir das avaliações do Reclame Aqui:

  • Nos últimos 6 meses a Nagano recebeu 68 reclamações no Reclame Aqui;
  • Dessas reclamações, o índice de resposta é de 100%;
  • O índice de solução dos problemas é de 38,9%;
  • Apenas 16,7% dos consumidores que tiveram problemas, voltariam a fazer negócio com a Nagano;
  • Nota que o consumidor deu para empresa: 3. 

Levando em consideração as avaliações do Reclame Aqui, o atendimento virtual é abaixo do esperado, apesar dos seus equipamentos serem de excelente qualidade. 

Tomaya: gerador de energia a gasolina de 2kVA até 12.5kVA.

A Tomaya é pioneira no quesito importação de motores e geradores no Brasil, tendo completado 20 anos no mercado nacional em 2019. Sua constante busca pelo desenvolvimento de produtos robustos e de qualidade, resulta na eficiência dos seus geradores.  

Análise a partir das avaliações do Reclame Aqui:

  • De acordo com o Reclame Aqui, a classificação da marca é considerada ótima e possui uma nota de 8.3/10;
  • No total, a empresa recebeu 63 reclamações;
  • Resolveu 82.4% dos problemas;
  • Respondeu 100% das reclamações;
  • 70,6% das pessoas que tiveram algum problema, voltariam a fazer negócio com a marca. 
Vulcan: possui geradores a diesel e a gasolina, com potência de 2.9kVA até 6.5kVa. 

Apesar de seus geradores serem de pequeno porte e dispôr de uma potência menor, proporcionam excelentes resultados. 

Análise a partir das avaliações do Reclame Aqui:

  • Nos últimos 12 meses a marca teve 30 reclamações no Reclame Aqui;
  • Dessas reclamações, 13 foram respondidas, inclusive ofertando a possibilidade de troca do produto;
  • Das 30 reclamações, 12 foram resolvidas pela equipe da organização;
  • Apenas 5 não foram solucionadas. 

Melhores marcas de geradores com maior potência – partida elétrica ou manual

Cummins: possui geradores de energia a diesel e a gás de 15 a 4.375 kVA. 

Além de fornecer energia através de geradores eficientes, a Cummins proporciona sistemas integrados, com possibilidade de download de fontes e monitoramento de onde você estiver. 

Análise a partir das avaliações do Reclame Aqui:

A empresa possui menos de 10 reclamações no site e por isso, não é possível fornecer nenhum índice relacionado a sua reputação. 

Dessa forma, é possível perceber que há um alto nível de aprovação de seus produtos, uma vez que o Reclame Aqui é o principal medidor de satisfação dos consumidores. A Commins, sendo líder de venda no mercado de geradores no Brasil, também atua em mais de 190 países e apresenta produtos com diversas vantagens. 

Confira alguns dos benefícios dos seus geradores:
Geradores a diesel:
  • Possui baixo custo de manutenção;
  • Conta com uma potência de 15 a a 4.375 kVA;
  • Conta com performance elétrica de alta qualidade;
  • Oferece instalação e comissionamento.
Geradores a gás:
  • Excelente alternativa para quem precisa de uma fonte de energia limpa;
  • Possuem sistemas com redução de ruídos, cabine de proteção, sistema duplo de revestimento e outras vantagens;
  • Possui potência de 20 a 150 kVA. 
Stemac: possui geradores a gás e a diesel de 22 a 3.125 kVa. 

A Stemac abrange desde o setor primário, até indústrias, construções civis e outros segmentos de prestação de serviços, já que conta com um catálogo de produtos diversificado que atende a diferentes níveis de necessidades. Somando, são mais de 50 modelos de geradores. 

Análise a partir das avaliações do Reclame aqui:

  • Ao total, a empresa possui apenas 21 reclamações no Reclame Aqui;
  • Respondeu 100% das queixas;
  • Possui um índice de resolução dos problemas de 91,7%;
  • A nota que o consumidor deu para empresa é 7,08.
  • A nota geral da empresa é 8,5/10. 

Todos os índices foram coletados entre o dia 19/01/2020 e 18/01/2023, data atual que este artigo está sendo produzido. 

Heimer: trata-se de uma das marcas mais relevantes no segmento de geradores de energia. A Heimer disponibiliza geradores cabinados, bi-combustíveis, a gás natural e a diesel. Confira a potência de cada modelo: 
  • Cabinado insonorizado: de 10 kVA a 10.000 kVA.
  • Bi-combustível: de 375 a 750 kVA
  • A diesel: de 10 a 10.000 kVA
  • A gás natural: nesse caso, a sua potência depende do seu motor:
  1. Motor Doosan Psi: de 125 a 425 kVA;
  2. Motor Weichai: de 55 a 600 kVA.

A empresa não foi encontrada no Reclame Aqui. Por isso, é possível interpretar que não há reclamações a respeito de seus produtos até o momento, o que é um ótimo sinal, uma vez que essa informação indica que seus consumidores estão satisfeitos. 

MWM Motores Diesel: possui geradores a diesel disponíveis nas potências:
  • 30 a 770 kVA em 50 Hz;
  • 40 a 800 kVA em 60 Hz. 

O MWM Motores Diesel é nosso parceiro de geradores atualmente, possui mais de 65 anos de atuação no mercado e exporta seus produtos para mais de 45 países ao redor do mundo. 

Seus principais atributos são:
  • Painel de controle microprocessado;
  • Proteção nas partes giratórias;
  • Proteção na tubulação do escapamento;
  • Tanque de combustível removível;
  • Portas com fechaduras e chaves;
  • Dobradiças de alta resistência;
  • Travessas centrais das portas de acesso lateral removíveis para facilitar a manutenção;
  • Base metálica do tipo estanque, com compartimento individual (óleos/líquido de arrefecimento). 

Além disso, conta com um sistema de comando de última geração, tanque de combustível removível, travessa central removível para fácil manutenção do motor e alternador, exaustão de ar quente e dos gases do escapamento pela parte superior do equipamento, entre outros atrativos. 

Análise a partir das avaliações do Reclame aqui:

Assim como a Cummins, a empresa MWM não possui avaliações suficientes para obter uma reputação. É possível perceber a presença de apenas 5 reclamações, sendo que 100% delas foram respondidas. Isso é um ótimo sinal em relação a qualidade de uma marca, uma vez que representa que os consumidores estão satisfeitos com os seus produtos. 

Agora ficou mais fácil começar o processo de escolha do melhor gerador de energia da sua empresa? 

A partir dessas informações, você terá menos chances de adquirir um equipamento que irá te decepcionar. 

No entanto, se você quiser manter a eficiência constante do seu gerador, será necessário realizar manutenções periódicas e preventivas para garantir o seu pleno funcionamento. Por mais adequado que o aparelho seja para a necessidade da sua organização, ele não está inerente a possíveis falhas. 

Portanto, o melhor jeito de evitar que ocorra quedas e oscilações na energia é avaliar com cuidado os equipamentos disponíveis no mercado e realizar manutenções preventivas mensalmente. 

Quer obter mais controle sobre quando as manutenções precisam ser realizadas em geradores de energia e outros equipamentos que você pode ter na sua empresa? Clique aqui e tenha acesso a uma planilha editável para você realizar manutenções mais inteligentes com a ajuda da Keepee. 

A Keepee é uma empresa especializada em serviços de facilities e manutenção preventiva. Estamos disponíveis para atender às suas necessidades 24 horas por dia e 7 dias por semana através de monitoramento remoto e mão de obra especializada. 

Agende uma reunião conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a reduzir custos através da manutenção preventiva. 

Michel Moreira
Michel Moreira

Gerente de Facilities

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima