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Vitrinismo: como manter a sua vitrine sempre chamativa

A vitrine de uma loja é o seu grande cartão de visita e deve ser projetada para ser atrativa aos olhos do público alvo. Estratégias de encantamento de uma vitrine são chamadas de vitrinismo e é essencial para causar uma boa primeira impressão. 

Afinal, a vitrine é o primeiro elemento a ser visto por um potencial cliente e por isso, precisa transmitir a essência de uma empresa. 

Uma vitrine, portanto, antes de ser decorada para alcançar esse objetivo, precisa atingir critérios básicos, como: 

  • Mannequins/suportes que valorizam a estrutura da peça;
  • Limpeza sempre em dia, sem marcas de dedos, por exemplo;
  • Utilização de cores que chamam a atenção;
  • Iluminação de qualidade, que valorize os objetos expostos. 

Continue a leitura para compreender melhor sobre o vitrinismo e como ele pode auxiliar nas vendas do seu negócio. 

O que é vitrinismo?

Vitrinismo nada mais é do que um conjunto de ações ligadas ao visual merchandising, sendo uma tática indispensável para o setor varejista. 

Há uma série de recursos nessa estratégia que são utilizados com a finalidade de atrair compradores a partir de uma estética agradável e cativante. 

Ainda que estejam relacionados, o vitrinismo e o visual merchandising não são sinônimos. 

O visual merchandising relaciona-se com o interior da loja, pensando na organização e distribuição interna do ambiente, além de ser processo quase que inteiramente racional. O vitrinismo, por sua vez, trata da composição visual da vitrine e embora precise estar associado ao merchandising, possui o foco exclusivamente neste espaço. 

Enquanto os dois aspectos estiverem em harmonia, o cliente que entrou na loja por conta da vitrine, verá que o estabelecimento oferece algo a mais. E mais do que isso, irá perceber que o que lhe foi prometido a princípio em uma primeira impressão, realmente será cumprido. 

Ao contrário do que muitos imaginam, essa técnica não limita-se exclusivamente a lojas de roupas, mesmo que esse segmento seja um dos maiores beneficiários do resultado. Empreendimentos do varejo, em geral, possuem ótimos retornos quando o vitrinismo é aplicado. 

De acordo com o SEBRAE, até 80% das vendas de uma loja são motivadas pela vitrine, sendo que 30 segundos é o tempo médio que o vitrinismo possui para despertar interesse no consumidor. 

Exatamente por isso, é fundamental investir em estratégias de atração na vitrine da sua loja, caso você queira promover um crescimento orgânico e significativo para a sua empresa. 

Acompanhe nos tópicos abaixo, conheça os principais conceitos do vitrinismo e confira algumas dicas para criar uma vitrine chamativa. 

4 principais conceitos do vitrinismo

Para que você possa aplicar o vitrinismo da maneira correta, primeiramente é necessário compreender os conceitos dessa estratégia. 

Menos é mais

Certamente você já ouviu esse ditado em algum lugar, sobretudo no contexto de moda e vestimenta. Esse princípio também se aplica na estética de uma vitrine, uma vez que o foco deve ser no produto ofertado. 

Manter uma apresentação atrativa e ainda assim, escolher um visual minimalista para que nenhum recurso “roube a cena” das peças expostas, é um desafio que deve ser superado.

Isso não significa que nenhum elemento além das mercadorias deve ser implementado, pelo contrário. No entanto, é necessário escolher os componentes visuais de maneira inteligente. 

Critérios de exposição

É responsabilidade do empresário definir critérios de exposição dos produtos que estarão na vitrine, sendo recomendado escolher as peças que melhor representam a empresa. 

O “carro-chefe”, isto é, a mercadoria que possui o maior número de vendas e destaque dentro de uma empresa, precisa ser exposto na vitrine juntamente com outros artigos de sucesso. A sua popularidade indica que há procura e desejo por peças como essa e a oportunidade de vendê-la cada vez mais não deve ser desperdiçada.

Periodicidade 

Escolher os produtos considerados “estrelas” é indispensável para o sucesso do vitrinismo. No entanto, eles não podem permanecer expostos para sempre. 

Não há um tempo específico para a exposição, mas o indicado é um período de 15 a 30 dias, com alternações de alguns itens para que a vitrine não permaneça monótona. 

Após esse período, os itens devem ser substituídos por novidades ou por outros produtos que ainda precisam ser apresentados ao público. 

Distribuição 

Esse tópico está relacionado com noções de estética e design, já que diz respeito à uma boa distribuição dos produtos na vitrine. 

Compreender quais itens fazem uma melhor combinação quando estão lado a lado e quais devem ser mantidos à distância, por exemplo, é um dos aspectos importantes para manter um visual agradável. 

Outra recomendação, é deixar o suporte para as peças a 1,60m do piso da vitrine. Isso facilita a visualização, pois está próximo da altura dos olhos da maioria das pessoas. 

Caso a vitrine seja grande, trabalhe de forma escalada e brinque com diferentes tamanhos. Esse dinamismo colabora para que a estética seja mais atrativa, uma vez que não deixa a vitrine entediante.

No entanto, é importante manter uma distância mínima de 10cm de cada produto, evitando que eles fiquem amontoados e acabem poluindo o layout. 

Assim, uma boa distribuição irá garantir que a vitrine não ficará nem lotada demais, nem vazia demais. 

Dicas para manter a vitrine do seu negócio sempre chamativa

É importante ter em mente que no vitrinismo, cada detalhe conta. Por isso, seguir algumas recomendações à risca é essencial para ter sucesso no processo de encantamento da vitrine. 

Escolha uma estética que condiz com o público-alvo do empreendimento

Compreender o público de uma loja é o primeiro passo para fazer escolhas assertivas em torno da estética de uma vitrine. A comunicação visual precisa estar alinhada com os valores dos potenciais consumidores de uma loja. 

Por exemplo, uma marca que possui produtos com preços elevados e vende para um público com alto poder aquisitivo, precisa ter em sua comunicação elementos que transmitem elegância, sofisticação e talvez até um pouco de minimalismo. Diferente de uma loja de esportes, cujo público-alvo são pessoas interessadas em produtos voltados para esse nicho. A comunicação certamente deve conter itens que remetem a esse mercado.

Ainda que a própria mercadoria já indique que tipo de produto o cliente poderá encontrar na loja, a implementação de recursos visuais que converse com o público é fundamental para que haja identificação e consequentemente, mais interesse pela loja. 

São estratégias como essas que envolvem o inconsciente dos compradores e interferem na sua tomada de decisão, mesmo que não seja uma escolha consciente. 

Aplique a “Regra de Três” nas vitrines

A “regra de três” é uma das regras do vitrinismo e relaciona-se ao posicionamento dos produtos na vitrine. 

Segundo a sua determinação, você precisa posicionar os seus produtos em grupos de três, podendo distribuí-los da maneira que preferir. Por exemplo, você pode posicionar os produtos um ao lado do outro, ou um abaixo do outro. O importante é que eles sejam agrupados de três em três. O interessante é que realmente existe uma explicação psicológica para isso: os olhos humanos possuem o hábito de buscar por imagens simétricas quando estão se movimentando, ou seja, quando passam em frente de uma vitrine. 

Você pode separar os produtos de acordo com as categorias que preferir, seja por preço, cor ou tamanho. Desse modo, o cliente será estimulado a comprar mais sem perder tempo buscando outras opções. 

Aplicando a regra de três da maneira certa, certamente você irá manter as vitrines mais harmônicas, organizadas e atrativas. 

Aproveite promoções e datas comemorativas

Promoções são um verdadeiro ímã de clientes. 

Claro, usar com moderação e inteligência é a chave para o sucesso dessa estratégia. É necessário levar muitos aspectos em consideração antes de realmente anunciar uma promoção na vitrine da sua loja. 

Porém, quando bem utilizada, esta tática pode render bons frutos. Letras grandes e cores chamativas, podem ser uma boa escolha para os empreendimentos que possuem uma clientela popular, por exemplo. 

Mesmo que esse seja o caso, procure não exagerar na chamada. 

Datas comemorativas, por sua vez, é outra oportunidade de aproveitar o momento e entrar no clima com decorações temáticas e divertidas. Natal, dia dos namorados, dia das mães, halloween e tantas outras são algumas datas importantes para o varejo. 

É nesses momentos que você pode incluir promoções e expor as peças que melhor combinam com o momento que está sendo celebrado. 

Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação é a base para qualquer estética agradável, seja para foto, vídeo ou até mesmo para uma vitrine. 

Sem uma iluminação de qualidade, não há como oferecer o destaque necessário para a apresentação dos produtos e muito menos, atrair consumidores para o estabelecimento. 

Por isso, não é exagero dizer que sem esse recurso, de nada adianta os demais esforços. 

O motivo mais óbvio está relacionado com a visualização clara do produto, uma vez que a iluminação contribui para que seja possível enxergar alguns detalhes importantes. Porém, mais do que isso, a escolha da luminosidade também transmite uma mensagem. 

Mas como escolher a lâmpada ideal?

  • Refletoras e Dicroicas: essa opção oferece uma iluminação direta, de destaque e ao mesmo tempo com suavidade, sendo muito comum em lojas de luxo por conta da sofisticação que fornece. No entanto, pode aquecer bastante o espaço, sendo necessário manter os materiais afastados a cerca de 1 a 3 metros da lâmpada;
  • Halógenas Incandescentes: com efeito natural e ideal para lojas pequenas, esta opção destaca-se pela cor que possui, uma vez que não influencia na percepção das tonalidades dos materiais. Por esse motivo, é uma boa escolha para ambientes fechados, como uma loja de roupa; 
  • Lâmpadas fluorescentes para vitrine: caso o objetivo seja proporcionar uma luminosidade difusa no ambiente, as lâmpadas fluorescentes podem ser uma boa pedida. Isso porque, o seu custo benefício, com preço baixo e durabilidade baixa, chama a atenção. Os reflexos nos vidros também não são impactados, sendo esta outra grande vantagem;
  • LED branco ou colorido: qualquer segmento pode adequar-se muito bem a ela, já que possuem economia elétrica e vida útil prolongada. É comum que as brancas tradicionais já sejam bastante usadas em uma iluminação direta ou indireta, já que são bastante versáteis. 

Como a manutenção preventiva pode te ajudar no vitrinismo? 

Como foi possível perceber, a iluminação da vitrine é essencial para gerar atração e encantamento nos produtos de uma loja. 

Afinal, a primeira impressão é a que fica. Caso a sua loja não esteja bem iluminada, a imagem que será transmitida, provavelmente, será o oposto do que você gostaria. 

Muitas vezes, a iluminação é pensada com cautela para passar a mensagem certa aos consumidores, mas por conta de algum imprevisto, acaba sendo inutilizada. 

De acordo com a nossa experiência com o segmento de varejo, a maioria desses imprevistos podem ser evitados através de manutenções preventivas, principalmente se estiverem relacionados à iluminação. 

As manutenções são responsáveis pela troca das lâmpadas de acordo com a sua vida útil. 

O ideal é que elas sejam substituídas mesmo antes de apresentar qualquer falha, uma vez que ao longo do tempo, acabam perdendo o seu fluxo luminoso. Com a sua potência reduzida, os produtos são pouco iluminados e o vitrinismo perde a sua eficácia. 

Por esse motivo, o melhor momento para a troca é quando o fluxo luminoso da lâmpada encontra-se abaixo de 75%. 

Sendo assim, a escolha de uma empresa qualificada para realizar as manutenções necessárias, é indispensável para manter as vitrines da sua loja sempre iluminadas. 

Nós, da Keepee, contamos com profissionais que possuem vasta experiência com manutenções no varejo, além de estarmos disponíveis para te atender em todo o território nacional, 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Agende uma reunião conosco e entenda como podemos auxiliar a manter a vitrine da sua loja sempre chamativa. 

Michel Moreira
Michel Moreira

Gerente de Facilities

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