(11) 3225-0723

Atendemos todo o território nacional

Como fazer um plano de manutenção em poucos passos

Elimine o baixo desempenho. Veja em poucos passos como elaborar um plano de manutenção simples e eficiente.

Muito mais tecnologia, velocidade e dinamismo em nossos processos são esperados no mundo 4.0. Essa nova era traz muitas possibilidades e olhares para o futuro, além de uma nova forma de pensar o que já se era feito, como por exemplo, o desperdício de recursos.

Cada vez mais as empresas buscam reduzir os índices de desperdícios para criar assim, um mundo muito mais sustentável e funcional, poupando desde toneladas de materiais, à pequenas atividades ineficazes de rotina.

Nesse contexto, a manutenção preventiva tem um papel muito importante no mundo 4.0, pois nela encontramos um meio de poupar recursos e garantir que tudo funcione da melhor forma e que o que já foi investido tenha muito mais durabilidade.

Se você tem se deparado com gastos excessivos nas correções de equipamentos, baixa produtividade da equipe, entre outros fatores negativos que estão afetando o desempenho da sua empresa, saiba que isto pode estar ligado diretamente à falta de rotina de manutenções.

De fato, as grandes indústrias sabem da importância de manter seus planos de manutenção atualizados e prestam muita atenção a eles. Certamente, quando realizado corretamente, garantem altos índices de desenvolvimento e evitam desperdícios de recursos.

Se deseja diminuir esses fatores negativos, veja abaixo as dicas que os especialistas da Keepee separaram para ajudar você a montar seu plano de manutenção e ter muito mais resultados em seu dia a dia:

1- Mapeamento

Para começar, é fundamental registrar os ambientes e todos os equipamentos com suas informações técnicas como: marca, número de série entre outras informações (você pode contar apenas com uma planilha para fazer esse levantamento). Uma vez com todas as informações em mãos, ficará muito mais fácil de entender quais as suas necessidades.

2- Definição

Uma vez com seu mapeamento em mãos, defina o tipo de manutenção que será implantada para cada equipamento do local, podendo ser manutenção preventiva, preditiva, corretiva ou apenas Inspeções.

3- Cronograma e Organização

Com seu mapa definido, agora é hora de estabelecer uma programação para as suas próximas etapas. Perceba (e elenque) no seu mapa , quais as necessidades serão priorizadas, lembre-se de deixar em ordem, sugerimos do mais crítico ao mais simples.

Registre qual será a frequência de cada manutenção (que gira em torno de semanal, mensal ou semestral) e coloque essas informações em um calendário, para que o processo possa ter começo, meio e fim.

4- Coloque em Prática

Defina quem serão os responsáveis pelas atividades que você já elencou, nesse momento é muito importante que o responsável saiba claramente o que precisa ser feito e quando que isso pode ser dado como concluído (invista em alguns aplicativos para que você possa organizar e gerenciar o seu time).

5- Acompanhamento

Por último, depois de todo esse processo, chegamos ao final de todo o ciclo.

ACOMPANHE!

Lembre-se sempre de ter em mãos tudo o que você já desenvolveu e com base nesse  planejamento acompanhe como as atividades estão sendo feitas, para que seu cronograma seja assertivo e, mesmo que algumas atividades precisem ser adiadas ou prazos revistos, tudo estará em seus controle e como foi dito pelo estatístico William Edwards Deming, o que não é medido, não é gerenciado! 

Seguindo esses passos simples, seu planejamento estará em rota de sucesso e sua empresa muito mais alinhada a uma cultura dinâmica, produtiva, efetiva e, como dissemos no começo do texto, evitando desperdícios de recursos.

Lembre-se!

É muito importante manter o seu plano de manutenção sempre atualizado. Combinado? 😉

Precisa de ajuda para fazer o seu plano de manutenção e colocá-lo em prática? Conte com a Keepee!

A Keepee atua há 16 anos no mercado de facilities e já atendeu grandes empresas dos mais diversos segmentos, com sua plataforma própria, que possibilita sua empresa a cadastrar os equipamentos e acompanhar diretamente os chamados.

Planner Semanal

Planeje suas atividades semanais com nosso planner gratuito.
Veja mais
E-Keepee

E-Keepee

#keepeecomvoce

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsletter!

Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo exclusivo.

    Rolar para cima