(11) 3225-0723

Atendemos todo o território nacional

O que é Facilities e quais os serviços mais procurados?

Muito se tem falado sobre Facilities ou sobre a Gestão de facilidades, mas afinal você sabe o que é Facilities e quais são seus principais serviços?
Neste artigo vamos te explicar mais sobre esta profissão e os principais serviços desta área de atuação em crescimento no Brasil.

Para começar o que é Facilities?

 

A origem de “facility” ou “facilidade” vem do latim “facilitas” ou “facilitátis” e já era utilizada no século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação.
Poderíamos dizer que a gestão de facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização.
Na cadeia de valor, esta é a área responsável pelas atividades de suporte e infraestrutura, em todos os elos da dinâmica organizacional.

Os serviços mais procurados

 

Os serviços coordenados e supervisionados pelas equipes de gestão de facilidades são referidos por serviços de facilidades ou “facilities services”. Estes serviços são normalmente divididos em hard services (serviços rígidos) e soft services (serviços macios).

O primeiro inclui serviços com maior complexidade técnica, como projeto de instalações e manutenção de instalações críticas (centros de dados, postos de transformação, geradores de energia e outros).

No segundo, incluem-se serviços mais correntes e de menor complexidade, tais como a limpeza diária e as pequenas reparações.

Os serviços de Facilities são frequentemente divididos em:

⦁ Serviços ao cliente;
⦁ Serviços de gestão energética e sustentabilidade;
⦁ Serviços de engenharia;
⦁ Serviços gerais de facilidades.

Detalhamos cada um deles abaixo:

1. Serviços ao cliente
O atendimento ao cliente é um serviço de apoio interno aos departamentos e funcionários de uma organização (clientes internos), que visa facilitar suas atividades principais e garantir seu bem-estar no local de trabalho.
Estes serviços incluem arquivo, catering e alimentação, correio, reprografia e gestão de segurança e saúde ocupacional.

2. Serviços de gestão energética
Os Serviços de Gestão de Energia objetivam gerenciar o consumo de energia e água de uma organização de forma a reduzir custos nessas áreas e contribuir para sua política de sustentabilidade ambiental.
Muitas vezes, esses serviços também dizem respeito à gestão da produção de resíduos na organização.

3. Serviços de engenharia
Os serviços de engenharia geralmente incluem serviços rígidos na área de manutenção técnica de equipamentos e projetos técnicos. Isso inclui a manutenção de sistemas essenciais para as operações das instalações e da organização.
Esses serviços são prestados por técnicos altamente especializados (como engenheiros e arquitetos).

4. Serviços de operações de edifício
Os serviços de operações de edifício também referidos como “serviços de facilidades” (facility services), são serviços para proteger o espaço e equipamentos da organização.
Isso inclui manutenção preventiva e pequenos reparos, espaço limpo, serviços de informação e encaminhamento de pedidos, serviços de segurança e remoção.

Considerando o acima exposto, a Keepee é uma empresa do segmento de Facilities no Brasil, que oferece soluções em manutenção preventiva, corretiva e residente, com atendimento em todo o território nacional. Portanto, você pode contar conosco quando precisar de um serviço de manutenção.

Esperamos que este artigo tenha respondido suas dúvidas!

Referência
fonte: wikipedia.org/wiki/gestão_de_facilidades.

Planner Semanal

Planeje suas atividades semanais com nosso planner gratuito.
Veja mais
E-Keepee

E-Keepee

#keepeecomvoce

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Inscreva-se em nossa newsletter!

Fique por dentro das novidades e receba nosso conteúdo exclusivo.

    Rolar para cima